Debate sobre Agro 5.0 é destaque no FEBRABAN TECH 2024

Responsável por 23,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, o agronegócio vive um momento de grande transformação com a chegada da agricultura 5.0. Com essa relevância, o setor do agronegócio amplia o debate na trilha “Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira”inseridono tema central do FEBRABAN TECH, que esse ano abordará “A Jornada Responsável na Nova Economia da Inteligência Artificial”.

O maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro acontece de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

O segmento deve aumentar a produtividade com uso de sensores, biotecnologia e previsão de cenários, com potencial de desenvolver a qualidade dos alimentos, garantindo uma produção mais sustentável e eficiente com o uso racional de insumos.

A adoção de novas tecnologias, como blockchain e inteligência de dados, fortalece a agricultura com base nos conceitos da bioeconomia, mas enfrenta desafios estruturais e técnicos para ganhar escala no campo.

Com o objetivo de mostrar como o país está trabalhando para acelerar essa adoção da agricultura 5.0 e, principalmente, de que maneira financiará a transformação para os pequenos produtores, o painel “Tecnologia e sustentabilidade no campo impulsionam Brasil na bioeconomia”, que será realizado no dia 25 de junho, das 14h45 às 15h45, no Auditório Verde, discutirá os avanços na área.

Já no painel “Na especialização, o desafio de materializar o Agro 5.0”, tambémnesse dia 25, no Auditório Verde, a chegada da digitalização no campo cria profissões e exige, por exemplo, a formação de 112 mil técnicos em agricultura digital até 2030.  O que precisa mudar nos cursos tradicionais de engenharia agronômica no país? Como capacitar a população rural para as atividades digitais? De piloto de drones a engenheiros genéticos, quais as novas profissões do Agro 5.0? E como profissionalizar os pequenos agricultores? São indagações que estarão na rota dos palestrantes que dominam esse tema tão amplo.

Das 17h15 às 18h15, no dia 25, o conjunto de tecnologias aplicadas nas práticas de agricultura de precisão, que visa gerenciar variações do campo para maximizar a produtividade e reduzir o consumo de insumos agrícolas, será um dos temas abordados no painel “A fazenda do futuro: conectada, inteligente, precisa e altamente produtiva”. O objetivo é responder, entre outras questões, como algoritmos criados por IA contribuem na agricultura e quais os avanços que as máquinas inteligentes do agro podem trazer.

Com a implantação do Plano de Transformação Ecológica, apresentado durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, e anunciado pelo Ministério da Fazenda em dezembro do ano passado, já são mais de 100 políticas públicas, de diferentes natureza e prazo de exibição, classificadas nos eixos finanças sustentáveis, transformações tecnológicas, bioeconomia, transição energética, economia circular, infraestrutura verde e de adaptação. O tema será o eixo central do painel “O Brasil no caminho da transformação digital”, que acontecerá no Auditório Verde, dia 26 de junho, das 11h15 às 12h15 – como parte da trilha “O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade”.

Temas em destaque este ano:

O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.

As trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024 serão:

  • IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
  • Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
  • DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
  • A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
  • A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
  • Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
  • Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
  • Cross industry: o digital expande e conecta mercados
  • Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
  • Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
  • O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
  • Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão
Compartilhar