Curitiba amplia número de escolas municipais com internet wi-fi


Utilizar internet wi-fi dentro das salas de aula já é possível para mais 50 escolas municipais curitibanas. O projeto Wi-Fi nas Escolas, realizado pelo ICI a serviço da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba, teve sua terceira etapa concluída. A primeira, em 2012, equipou 80 instituições de ensino da rede pública; há cerca de dois meses outras 30 unidades foram beneficiadas e,recentemente, mais 20 escolas receberam a tecnologia ICI, que inclui antenas com sinal de 10 Mb para uso em todos os ambientes das instituições.
“A Secretaria pretende abranger as 181 escolas municipais de Curitiba, por isso estamos em tratativa com a Prefeitura e a Secretaria de Informação e Tecnologia sobre o assunto”, explica a gerente de Infraestrutura e Conectividade da SME, Gleicilene Vicilli.

A coordenadora do Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da SIT, Danielle de Mattos, afirma que o trabalho desenvolvido pelo ICI tem feito a diferença no dia a dia da rede de educação municipal. “É uma parceria efetiva, estamos sendo atendidos muito bem tecnicamente”, comenta. “Apesar de não ter um prazo definido, a expectativa é chegar a 100% das escolas municipais curitibanas. Também estamos estudando a implantação de internet wi-fi em outras unidades da rede municipal”, divulga.

“Ficamos satisfeitos de ver o trabalho do ICI contribuindo para a melhora dos serviços públicos prestados à população de Curitiba a esperamos poder continuar colaborando na evolução do cenário de TI na educação do município”, comenta o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta.

Colaborador da área de Redes do ICI e responsável pela instalação dos equipamentos nas unidades, Rogério Falcão explica que além de providenciar a tecnologia, o Instituto oferece apoio técnico a todas as instituições alcançadas pelo projeto. “Estamos sempre dispostos a evoluir a tecnologia aplicada, realizar novos testes e melhorar ainda mais o sinal nas salas de aula”, destacou durante reunião realizada com a SME e diretoras das escolas municipais, na última semana.

Além das antenas dentro das escolas, o ICI instalou também antenas para uso da comunidade no entorno de cada uma das instituições incluídas no projeto. “A antena tem raio de alcance de 200 metros e, somando as residências dos arredores das 130 escolas, o sinal beneficia mais de 22 mil residências e pontos comerciais e pode ser acessado por qualquer dispositivo com tecnologia wi-fi padrão de mercado”, define o gerente de Infraestrutura do ICI, Fernando Matesco.

Aprendizado acelerado
Uma das escolas que passou a contar com internet de 10 Mb é a Belmiro César, na Vila Fanny. Com 370 alunos do 1º ao 5º ano, a maioria no regime de educação integral, a escola aproveita o sinal de internet principalmente para as atividades do contraturno. Além dos laboratórios de informática e computadores dos professores, a internet disponibilizada pelo ICI é utilizada também nos netbooks cedidos às escolas pelo Governo Federal por meio do Programa Um Computador por Aluno.

“Nossa proposta é trabalhar o lado pedagógico da internet, explorando conteúdos explicativos para ampliar o interesse pelas disciplinas. Com o sinal de internet disponível na escola inteira, todas as professoras passaram a utilizar este recurso nas salas de aula”, explica a vice-diretora Daniela Blan Pierre Marques, mencionando que um dos maiores ganhos foi a conectividade em toda a instituição, além da velocidade da internet.

A professora de Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação, Maria Lurdes Vodonis, aponta a internet como uma ferramenta fundamental para o aprimoramento do ensino: “Isto nos abre as portas para pesquisas e aumenta a liberdade de trabalho”. Coordenadora do turno integral da escola, Roseli Machado de Jesus complementa: “Percebemos que o uso dos netbooks e da internet melhoraram a coordenação motora, o raciocínio lógico. Permite o desenvolvimento de diferentes habilidades nos nossos alunos”.

Outros pontos de acesso
A internet Wi-Fi gratuita em Curitiba também pode ser utilizada em computadores pessoais e dispositivos móveis em diferentes pontos de acesso: Praça da Espanha, Jardim Botânico, Mercado Municipal, Parque Barigüi, Largo da Ordem, Praça Rui Barbosa (sede da Administração Regional Matriz) e nas regionais dos bairros Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho e Portão.

Fonte: Instituto Curitiba de Informática

Compartilhar