Baixar e transferir grandes arquivos não é tarefa das mais difíceis, desde que você tenha uma internet banda larga com uma velocidade razoável. Atualmente, um dos maiores acervos da rede é distribuído por meio do protocolo BitTorrent.
Usar esse sistema exige um programa receptor e o aprendizado de alguns termos. Outro detalhe: dependendo do tamanho do arquivo e do número de pessoas que compartilham o conteúdo, um download pode durar dias.
Os programas que usam o BitTorrent não possuem buscadores que mostram diretamente os arquivos. É preciso entrar em sites de conteúdo e baixar um documento que indica ao software o caminho até o filme, o jogo ou o pacote de dados desejado.
A velocidade da rede BitTorrent depende da quantidade de usuários que estão baixando o mesmo conteúdo. Por isso, o ideal é escolher arquivos que tenham o maior número de seeds, ou sementes. Dessa forma, os trechos do documento estarão disponíveis em um número maior de fontes e a cópia será mais veloz.
Depois de escolher e de copiar um arquivo torrent para sua máquina, será preciso usar um programa especial que interpretará as direções e começará o download. Entre as opções mais populares estão uTorrent, Azureus, Shareaza, BitComet, entre outros.
Quando o download terminar, o arquivo continua sendo compartilhado. Essa tarefa ajuda os outros usuários a baixar conteúdo com mais rapidez, mas não é obrigatória. Se quiser, é possível cancelar o upload e apagar o arquivo torrent de sua máquina.
Mas se seu problema não é baixar, e sim transferir arquivos grandes, páginas na internet podem dar um bom auxílio.
Sites que transferem arquivos
O YouSendIt tem a capacidade de armazenamento de arquivos até 1 Gb e não indica limites quanto ao tamanho de cada arquivo a subir. Ele garante a privacidade de dados usando codificação e outras medidas de segurança. Não interfere com o uso de firewall. Os arquivos são apagados do servidor em uma semana.
Já o RapidShare não exige que o usuário complete nenhum dado, só se busca o arquivo no PC e faz o upload. Ele gera um link para baixar o arquivo. Em seguida, o próprio usuário envia um e-mail para o destinatário com o link para que faça o download.
A vantagem é que se pode mandar o mesmo arquivo para muitas pessoas. Ao baixá-lo, todos são informados de que há um serviço pago que suporta aceleradores de download. Ele apresenta um limite máximo de arquivos de até 30 Mb, mas mantém o material no servidor por 30 dias.
O SendThisFile é a versão gratuita de um serviço criado para profissionais e empresas. Nele, o arquivo enviado é apagado em três dias. Por outro lado, o sistema não limita a quantidade nem o tamanho dos arquivos, e permite até três descargas por envio.
O ponto negativo do SendThisFile é que ele não permite enviar um arquivo a múltiplos destinatários. Somente suas versões pagas possibilitam essa função, protegendo também o material com encriptação de 128 bits SSL, entre outras possibilidades.
O Dropload, por sua vez, permite subir arquivos de até 100 Mb cada, mas não indica se há limite para a quantidade de arquivos a ser enviada. Ele some do sistema quando o destinatário o baixa, ou depois de passada uma semana.
Antes de usá-lo, é preciso se cadastrar. O destinatário vai receber um e-mail com instruções para baixar o arquivo. Para enviar o mesmo a várias pessoas, deve-se pagar pelo serviço.
O MEGA é um serviço de armazenamento em nuvem que oferece 50 GB de espaço totalmente grátis para qualquer pessoa hospedar seus arquivos.
Todo o conteúdo armazenado no MEGA é criptografado. Essa medida foi implementada para isentar Kim Dotcom e a equipe do MEGA de qualquer responsabilidade sobre os documentos hospedados no serviço, uma vez que somente o dono dos itens sabe seu conteúdo.
O 4shared Desktop, programa para Windows, Mac e Linux, é o famoso serviço que permite ao usuário fazer upload de seus arquivos. Depois que o envio é feito, um link é gerado para que a pessoa possa compartilhar o conteúdo com amigos e parentes.
Com ele é possível fazer upload gratuitamente de até 10 GB, bastando para isso realizar um cadastro simples e fácil no site do serviço. Caso opte pela conta paga, você terá muitas outras vantagens, como velocidade de download ilimitada, além de 500 MB de upload.
Já o MediaFire é um site que oferece a opção de compartilhar um arquivo mais fácil e muito simples. Basta escolher as pessoas que abrirão os seus arquivos. Nele, só é preciso carregar os dados para upload uma vez. O site foi reestruturado recentemente e virou um serviço de armazenamento na nuvem com um bom atrativo: possui espaço ilimitado.
Porém, os arquivos armazenados em contas gratuitas devem ter tamanho máximo de apenas 200 MB.
Outra opção é o WeTransfer, uma solução cloud computing que ajuda na tarefa de transferir arquivos pesados. Em sua versão gratuita, o usuário não precisa fazer qualquer cadastro para utilizá-lo e pode enviar arquivos com tamanho de até 2 GB (não há limite de uso por dia, envie quantas vezes quiser) para até 20 endereços de e-mail diferentes.
O arquivo enviado na versão gratuita fica nos servidores da empresa por cerca de 15 dias e depois é automaticamente apagado. Na versão premium, o internauta pode enviar arquivos de até 10 GB e terá à disposição espaço de 50 GB para armazenar arquivos sem data de validade. Custa US$ 10 por mês e pode ser paga anualmente.
O Sendspace é um serviço gratuito para transferir arquivos até 300 MB. Ele é capaz de enviar de 1 a 5 ficheiros simultaneamente para um endereço de e-mail a escolher, acrescentando uma mensagem extra ao envio.
Para enviar arquivos maiores que 300 MB é preciso ter a conta premium, cujo valor varia de acordo com o pacote. A conta paga permite editar os arquivos enviados e verificar se já foi realizado o download.
O DropBox é um software desenvolvido para a sincronização de arquivos entre vários dispositivos (computadores, iPhones e iPad). Com uma conta grátis você tem direito a até 2 GB de arquivos. Os usuários também podem usar o serviço online, sem baixar programa.
Uma das grandes vantagens é ter sempre disponíveis os ficheiros mais importantes. Caso eles sejam apagados sem querer, é possível ir ao site e colocá-los novamente na pasta.
Os usuários de smartphones com sistema operacional Android possuem diversas formas de personalizá-los. Entre elas está a criação de atalhos na tela de bloqueio do dispositivo. Você pode fazer isso por meio de aplicativos ou nas opções próprio aparelho. Diretamente do celular, apenas para quem tem a partir da versão 4.2 do Android.