Com apoio da Positivo Tecnologia, a Facti lança projeto de capacitação em Londrina-PR

O Projeto “Letramento Digital” é uma iniciativa de capacitação gratuita executada no âmbito do Programa MCTI Futuro, destinada a preparar jovens estudantes, profissionais e professores para atuar com os novos desafios da Indústria 4.0

Com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional — Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da companhia dedicada à educação, a Facti lançou o Projeto “Letramento Digital”, que tem como propósito realizar a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências para aplicação de Soluções em Qualificação Digital e Especialização Digital, nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências para o futuro. Com foco na experiência do aluno, a iniciativa promoverá inicialmente a capacitação de 120 pessoas em hard skills e soft skills, para que se tornem aptas a encarar os desafios que a Indústria 4.0 demanda. Esta etapa está programada para ocorrer a partir do início de setembro deste ano.

O projeto tem como objetivo construir alicerces para a atuação de estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Médio, Técnico e Superior, Professores e Profissionais, no município de Londrina-PR, permitindo que trilhem um caminho para o futuro tecnológico, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2016-2022”. Com a formação, essas pessoas se tornarão agentes multiplicadores do conhecimento e, para consolidar o seu aprendizado e disseminar os conhecimentos obtidos, atuarão, juntamente com a equipe da Facti, na capacitação de até 2000 estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) das Escolas Municipais da cidade de Londrina-PR, que terão a oportunidade de se desenvolverem através de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro. A capacitação para esta segunda etapa está prevista para ocorrer a partir de outubro de 2022. A realização do projeto será fundamentada em soluções educacionais nacionais: o Sistema QualiFacti e o Inventura.

Trata-se de um projeto piloto que pretende promover o desenvolvimento de um conteúdo inédito para atender à demanda e vocação tecnológica da região, por meio da capacitação profissional e do desenvolvimento de competências para o uso apropriado das tecnologias da Indústria 4.0 e a aplicação de metodologias que possibilitem a disseminação do conhecimento. Para além disto, é esperada a composição de arranjos institucionais entre instituições públicas e privadas, favorecendo a disseminação do conhecimento e do próprio modelo de capacitação.

“Este é um grande projeto realizado com esforços múltiplos tanto do Congresso Nacional, MCTI e Ministério da Educação, além da Facti. Ao apoiarmos o Letramento Digital, temos a oportunidade de disseminar conhecimento sobre novas tecnologias em escolas públicas, a partir de nossas inovadoras soluções educacionais. Estamos otimistas de que esse projeto-piloto será bem-sucedido e avançará para fazer diferença no ensino em outras cidades brasileiras”, explica José Goutier Rodrigues, diretor de Relações Governamentais, Pesquisa e Desenvolvimento da Positivo Tecnologia.

O projeto será executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional — Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dará no âmbito do Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex. O Letramento Digital permitirá o desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades variadas relacionadas às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), o que será feito na forma de Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP).

“Esta ação é muito significativa para nós, pois simboliza o compromisso da Facti com a sociedade, atuando como entidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que preza, na sua missão pela entrega de Tecnologia com Credibilidade. Portanto, capacitar alunos, professores e profissionais para que extraiam o melhor resultado possível das ferramentas que serão utilizadas e dos conhecimentos que serão ministrados é contribuir para ajudá-los a trilhar um futuro na rota da Indústria 4.0”, afirma José Augusto de Lima Prestes, Gerente de Governança e Compliance da Facti e Coordenador-Geral do Projeto Letramento Digital.

Compartilhar