O Instituto Curitiba de Informática (ICI), em parceria com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), está construindo um centro de operações para o programa de mobilidade urbana sustentável que está em implantação em Curitiba. O projeto Curitiba Ecoelétrico é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, a Aliança Renault Nissan, a Itaipu Binacional e o CEIIA, de Portugal. Em sua primeira fase, vai incorporar à frota do município dez carros e três micro-ônibus movidos a eletricidade, além de 12 eletropostos.
O Instituto estabeleceu termo de cooperação técnica com o CEIIA em outubro de 2013. Neste período, as organizações desenvolveram e testaram a interoperabilidade de seus sistemas, para avaliar sua aplicação na área de mobilidade urbana.
Para o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, o piloto trará muitos benefícios para a cidade e o Instituto. “Curitiba sempre foi reconhecida por atuar na vanguarda em relação à mobilidade urbana e sustentabilidade. Este projeto reúne, além desses temas, inteligência e tecnologia da informação e comunicação, que é nossa especialidade”, comenta Luchetta, animado com a parceria com o CEIIA que tem abrangência nacional, e possibilitará mais uma frente de atuação do ICI.
Para José Rui Felizardo, presidente do CEIIA, esse acordo de cooperação com o ICI, que na primeira fase será a implementação do Curitiba Ecoelétrico, “vai permitir, pela primeira vez, combinar a mobilidade física com a mobilidade de informação, assentadas em suportes energéticos de base sustentável, permitindo, assim, pela integração de todos os serviços de mobilidade de uma cidade, olhar a mobilidade como uma utility”.
O CEIIA vai conceber a arquitetura fisica e tecnológica do projeto, supervisionar e acompanhar toda a operação e desenvolver, em conjunto com o ICI, serviços e produtos de mobilidade inteligente de nova geração orientados ao usuário final e diferentes partes interessadas do projeto.
A responsabilidade do ICI no projeto é viabilizar as operações conduzidas pelo CEIIA, como a instalação e manutenção da rede de eletropostos e assimilar e operar o sistema de monitoramento da gestão operacional dos veículos elétricos. Para isso, um centro de monitoramento está em construção e equipe técnica será capacitada para utilização dos sistemas. Num espaço de aproximadamente 75 m2, o Centro de Operações de Mobilidade contará com sala de operação, sala de apoio e gestão e outra equipada para teleconferência. A equipe será composta por seis pessoas, sendo um supervisor do CEIIA. A previsão é de que o projeto entre em operação em 02 de junho.
Projeto em Curitiba
O projeto Curitiba Ecoelétrico faz parte do programa de mobilidade urbana sustentável da cidade que prevê a implantação de modais de transporte de nova geração, com baixo impacto ambiental.
Os dez carros e os três micro-ônibus do projeto farão de Curitiba a cidade brasileira com a maior frota de veículos elétricos em uso no serviço público. Esses veículos serão utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito e o Instituto Curitiba de Turismo.
O projeto será desenvolvido em quatro fases, de 2014 a 2020. A primeira tem foco nos serviços da prefeitura, aproveitando a oportunidade dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Para a segunda fase (2015-2017), estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga, cartão transporte, recarga dos veículos, parquímetro (Estar), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas, wi-fi institucional. As próximas etapas (2018-2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público.