A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 187 milhões de usuários, acaba de anunciar o acordo de aquisição da empresa Location Labs, líder global em tecnologia mobile para proteção de pessoas e aparelhos móveis. A Location Labs é considerada uma das empresas privadas que mais cresceram nos últimos cinco anos, de acordo com veículos especializados em tecnologia nos EUA.
Essa aquisição traz para a AVG uma gama inovadora de produtos de segurança pessoal para dispositivos móveis já aprovadas pelo mercado. Além disso, gera uma maior integração em escala global com parceiros dessa indústria, incluindo todas as quatro grandes operadoras de telefonia móvel dos Estados Unidos. A plataforma de operações integradas da Location Labs, pré-instalada em smartphones Android, juntamente com seus serviços por assinatura estão somando às soluções desenvolvidas pela AVG, expandindo o portfólio de soluções mobile disponíveis para os clientes.
Esta aquisição marca significativamente o posicionamento da AVG como uma empresa de segurança on-line focada em mobile. Com a compra e o crescimento orgânico dos últimos anos, a AVG está criando o cenário para grandes negócios globais que podem gerar até 70 milhões em assinaturas móveis em 2015, e até 100 milhões em 2016.
“A Location Labs efetivamente desenvolveu o conceito de monetização móvel por meio de seu modelo de negócio bem sucedido com parceiros da indústria. Essa aquisição acelera significativamente a estratégia da AVG na área mobile”, avalia Gary Kovacs, CEO da AVG Technologies. “De acordo com as estimativas do mercado, o número de dispositivos móveis conectados vai chegar a um quarto da população mundial ao final desse ano. Combinando as bases de usuários de ambas as empresas, teremos a oportunidade inédita de fornecer segurança on-line para quase um bilhão de pessoas, que farão um uso mais seguro de seus dispositivos”.
A AVG está focada em desenvolver soluções para os desafios diários de seus clientes num mundo cada vez mais dominado pela Internet das Coisas, no qual cresce a necessidade de controle da segurança, privacidade e desempenho dos aparelhos. Ao combinar as especificidades de ambos os portfólios, a empresa está criando um novo modelo de negócio baseado no comportamento do consumidor mobile e que irá ajudá-los a ter uma experiência on-line muito mais simples e segura.
“A Location Labs criou seu valor no mercado ao construir um valioso modelo de parceria com as operadoras de telefonia móvel. Nossa associação com a AVG irá melhor nossa oferta de produtos e serviços aos clientes, além de gerar incentivo à inovação e apoio aos nossos parceiros para crescimento em novos mercados ao redor do globo,” afirma Tasso Roumeliotis, Fundador e Chief Executive Officer da Location Labs.
Após o encerramento do processo de aquisição, Tasso Roumeliotis, CEO da Location Labs, continuará a responder pela empresa.
Termos financeiros da transação
• Pelos termos do acordo, a AVG pagará aproximadamente US$140 milhões inicialmente, mais um adicional de até US$ 80 milhões nos próximos dois anos, de acordo com o cumprimento de determinadas métricas e metas de desempenho. A AVG espera que a transação esteja neutra para EPS (lucro por ação) em 2015.
• A expectativa é de que a transação seja concluída durante o quarto trimestre de 2014 e está sujeita às condições habituais de contrato, incluindo a aprovação dos acionistas.
• A transação está sujeita a aprovação dos acionistas da AVG em Assembleia Geral Extraordinária e no Conselho Fiscal e Conselho de administração.
• Por conta da transação, a AVG obteve compromissos de garantias de crédito de até US$ 300 milhões.