Em parceria com a Invest Paraná, iniciativa faz parte do Rotas Airbnb e apresenta destinos que contemplam cultura e natureza
O Airbnb anuncia a inclusão de uma rota no estado do Paraná, parte do projeto Rotas Airbnb. A iniciativa, que reúne destinos para viagens autênticas, sustentáveis e que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais, passa a contar com a rota Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná. A criação desta rota especial faz parte da parceria entre o Airbnb e a Invest Paraná, a agência de atração de investimentos do Governo do Estado do Paraná, dentro da estratégia de ações de promoção turística.
O lançamento oficial aconteceu em cerimônia nesta segunda-feira, dia 22, no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR), com a gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil, Aleksandra Ristovic, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, prefeitos, secretários municipais e personagens que vivenciam a cultura local e que dão vida às atrações. Alguns destinos destacados na nova rota são contemplados pelo Programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná – VRS, que promove produtos e destinos únicos, repletos de história, cultura e riquezas naturais.
“A inclusão do Paraná entre as rotas do Airbnb reforça o compromisso da plataforma em unir forças em prol de um turismo sustentável e ecologicamente correto, além de estimular o turismo doméstico. Este tipo de cooperação é importante porque fortalece a divulgação de destinos e experiências, com a movimentação da economia local. Por meio da parceria com a Invest Paraná, a adição do Paraná aos destinos do Rotas Airbnb agrega um rico conhecimento compartilhado com a comunidade de anfitriões e viajantes”, comemora Aleksandra Ristovic, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.
A iniciativa Rotas Airbnb conta com uma página especial dedicada ao estado do Paraná e destaca atrativos como a Estrada da Graciosa, o Caminho do Itupava, o Parque Estadual Pico do Marumbi, as Cachoeiras na Serra do Mar, entre outros. As localidades mostram as belezas entre a Serra do Mar e o litoral, onde fica parte considerável do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, com fauna e flora exuberantes da floresta. Caminhos históricos que já ligaram o planalto e a costa levam a cidades cheias de personalidade, enquanto rios, cachoeiras e elevações, como o Pico Paraná, a 1.877 metros de altitude, convidam os visitantes a praticar atividades como canoagem, rafting e trekking.
À beira-mar, ilhas onde vivem comunidades tradicionais caiçaras exibem faixas de areia quase desertas. Por ali, é possível viver experiências como tomar o sorbet do fruto da palmeira-juçara (similar ao açaí), assistir a uma apresentação do autêntico estilo de dança fandango e admirar a revoada dos papagaios-de-cara-roxa. Ainda é possível curtir belas paisagens da janela, embarcando em um dos passeios de trem mais famosos do Brasil, indo de Curitiba até Morretes.
Durante a rota também é possível conhecer personagens que dão vida aos destinos, como Tatiana e Nininho, que em uma área de agrofloresta de 8 hectares recebem hóspedes e visitantes contando histórias e compartilhando conhecimento sobre a Ilha Rasa.
“Esta iniciativa reforça duas qualidades do Paraná: o turismo e a preservação do meio ambiente. Ela fará com que muitos turistas de outros estados e países conheçam o Paraná e ajudem a divulgar nossos atrativos turísticos. Isso também gera emprego e movimenta a economia, especialmente no setor de serviços”, destaca o governador Ratinho Júnior.
O desenvolvimento da Rota Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná foi embasado pelos resultados da aplicação da primeira fase do Programa de Vocações Regionais Sustentáveis nas cidades de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. A construção contou com a participação dos consultores da Invest Paraná em conjunto com os especialistas do Airbnb, envolvendo turismólogos, antropólogos, times de comunicação e marketing.
“O lançamento da rota do Airbnb no Paraná é um importante marco da parceria entre o Airbnb e a Invest Paraná e uma importante entrega para as nossas comunidades do entorno do bioma da Mata Atlântica paranaense. Unindo os esforços, avançamos para fortalecer os nossos destinos como opção para os viajantes que buscam um turismo responsável, que valorize as pessoas que trabalham engajadas na preservação do bioma, as nossas belezas naturais e a nossa cultura. Essa região vive um processo de preparação desde 2021 por meio da construção de uma estratégia coletiva estimulada pelo VRS e os empreendedores locais estão prontos para esse novo momento representado pelo lançamento da rota”, comemora Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná.
O programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, conhecido como VRS, promove produtos e destinos únicos: repletos de história, cultura, conhecimento e riquezas naturais. O VRS incentiva pequenos produtores rurais, comunidades tradicionais e a valorização da bioeconomia regional. Criado em 2020 pela Invest Paraná, o VRS nasceu com o objetivo de aprimorar cadeias de valor desses produtos sustentáveis para viabilizar abertura comercial.
A essência do programa está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável, que une conhecimentos tradicionais aos científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública. Através da metodologia Value Links 2.0 e com a colaboração de mais de 30 parceiros institucionais, o programa visa incentivar pessoas e fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda.