Startup paranaense fatura em cinco meses o mesmo que levantou em todo o ano de 2020

A Celero é uma fintech que oferece um software que funciona como um departamento financeiro online para Pequenas e Médias Empresas de todas as regiões do País

As startups podem ser pequenas empresas no início e começar timidamente, mas em curto período desempenham um papel significativo no crescimento econômico do país. Somente no primeiro trimestre deste ano as startups brasileiras arrecadaram um total de R$ 10,1 bilhões, segundo relatório divulgado pela Sling Hub.

Um dos importantes fatores que resultam desse sucesso é a geração de trabalho, pois essas empresas melhoraram os padrões de emprego, proporcionando oportunidades para profissionais de diversas áreas.

É inegável que o recebimento de um aporte pode transformar a história de qualquer empresa. No caso de uma startup o ganho pode ser ainda maior, já que, em pouco tempo de fundação, as conquistas podem ser incontáveis. As startups também impulsionaram e impactam a economia do país, pois criam tecnologias revolucionárias.         

Neste contexto, o aporte pode significar um aceleramento direto neste processo de crescimento, pois, o investimento recebido significa muitas vezes a realização de negócios que demorariam anos para acontecer, como explica João Tosin, CEO e cofundador da Celero. “O aporte proporciona acesso e possibilidades. Basicamente o dinheiro do investidor serve para acelerar o tempo, pois o que eu conseguiria fazer em dois ou três anos eu posso fazer em questão de meses”, revela o executivo.

Em 2020, a Celero recebeu um aporte financeiro que representou um divisor de águas para os investimentos internos, resultado é que apenas nos primeiros meses deste ano, o faturamento da empresa foi maior do que toda receita do ano passado. “Nós começamos a ter acesso a recursos que a gente não tinha, trazer ferramentas que ajudaram a crescer mais, pudemos aumentar o nosso time consideravelmente, e o resultado disso foi que no primeiro trimestre deste ano nós conseguimos faturar o equivalente a 40% de todo o ano de 2020. Comparando os períodos, nós tivemos no primeiro trimestre 186% de crescimento”, detalha Tosin.

De acordo com o CEO da Celero, o cenário pandêmico que é enfrentado de forma global não fez os negócios recuarem. A empresa está caminhando na contramão da crise.  “Momentos de crise em geral acabam contribuindo para o crescimento de soluções como a nossa, porque nesses momentos o empresário adquire uma consciência um pouco maior e percebe o quanto precisa cuidar do seu capital e dos seus recursos, o que acaba permitindo que a gente tenha um pouco mais de voz”, argumenta o empresário.

O aporte financeiro representa para as startups uma via de mão dupla, pois, levantar fundos de terceiros pode gerar dívidas e diluição do patrimônio, no entanto a maioria dessas empresas optam por buscar investimentos, especialmente à medida que crescem e escalam suas operações, pois, atrair esses financiamentos que incluem empréstimos bancários ou capital de risco são essenciais para expandir o negócio para o próximo nível.

Para conquistar sucesso em suas negociações e principalmente para a obtenção de fundos durante todos esses anos a Celero mantém uma conduta de autoavaliação que é importante, sempre organizando os seus propósitos e traçando planos financeiros e de negócios bem detalhados e estruturados, para garantir a excelência na execução e entrega dos projetos, como afirma Tosin. “Junto com o aporte vem uma carga de responsabilidade muito grande, pois, a partir do momento em que os contratos são assinados eu assumo a responsabilidade de entregar os projetos e os resultados que são selados no momento do acordo, o que inclui entre outras questões a contratação de mão de obra para suprir essa nova demanda”, explica. 

Diferencial

O software de gestão financeira desenvolvido pela Celero descomplica o dia a dia de empreendedores. O modelo de gestão criado pela startup opera de forma online, o que trouxe mais agilidade ao processo de seus clientes, tornando o trabalho ainda mais confiável.

Outro ponto de destaque do software Celero é o aumento exponencial na produtividade de seus clientes, já que a plataforma reúne em um só lugar todas as funções necessárias para a execução do trabalho. Além disso, a Celero busca auxiliar as empresas oferecendo de forma gratuita cursos e palestras esclarecedoras sobre aspectos administrativos e financeiros.

Com todo o crescimento e inovações que a startup vem demonstrando em sua trajetória a projeção para o futuro da empresa não poderia ser diferente. “Pretendemos consolidar a carteira dos nossos produtos e aumentar de forma consistente a base de clientes, para que eles tenham acesso a um princípio do ecossistema de soluções que a gente oferece, além de dar mais alguns passos no sentido de oferecer soluções definitivas para pequenas e médias empresas”, finaliza o CEO.

Como nasceu a Celero?

A Celero foi lançada oficialmente em 2016, mas está no mercado desde 2014, iniciando sua trajetória como uma consultoria financeira chamada J2 Consulting. Com a disciplina e trabalho que qualquer empreendimento exige, João Tosin, João Augusto Betenheuzer e Pedro Chaves remodelaram o negócio e lançaram, dois anos depois, a Celero: startup, inovadora, com serviços de gestão e automação para o departamento financeiro das empresas. Hoje, a startup oferece, com uso de tecnologia de ponta, um departamento financeiro online para PMEs de todas as regiões do País. Pioneira nesse nicho de mercado, sua plataforma é a única do mundo que automatiza toda a rotina financeira, transformando fotos ou imagens de documentos em relatórios  financeiros e operações bancárias. A tecnologia, inclusive, pode ser utilizada sem a exigência de conhecimento técnico do setor, diferencial que facilita a vida dos empreendedores, impactados muitas vezes pela burocracia e desconhecimento das rotinas financeira e tributária do Brasil.

Compartilhar