Startup oferece ferramentas online gratuitas para escritórios de contabilidade

Com mais de 520 mil contadores e técnicos de contabilidade e 69 mil escritórios contábeis no Brasil, de acordo com os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), esse mercado torna-se cada vez mais competitivo.

Por isso, contar com um diferencial no atendimento e na abordagem técnica e burocrática tem se tornado mais importante a cada dia. Além de uma maior velocidade no atendimento, todo escritório contábil deseja e precisa ter mais produtividade e conectividade.

Neste sentido a tecnologia passa a ser a maior parceira. Com o uso de algumas ferramentas específicas para contadores, toda empresa contábil perceberá que a gestão de tarefas e de equipe, a automatização de processos internos, a gestão financeira e de nota fiscal são atividades que podem ser otimizadas ao máximo.

Nascida de uma spin-off dentro da Empari Global Innovation, um grupo de empresas de software de Maringá, a Treeunfe Tecnologia atua há quatro anos como emissor de notas fiscais eletrônicas com o propósito de transformar dados fiscais em inteligência de negócios para alavancar vendas e melhorar a gestão das empresas e acaba de lançar vários serviços de consulta e gestão fiscal gratuitas, que podem ajudar o contador a atender melhor e com mais rapidez sua carteira de clientes.

São ferramentas voltadas para faturistas, empresários e contadores, e possuem um papel importante para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. Se bem usadas e compartilhadas com os clientes do escritório contábil, melhoram a percepção sobre o valor que o contador entrega aos clientes, incluindo:

FreeNFe – este software faz a emissão gratuita da nota fiscal eletrônica e oferece mais algumas funcionalidades, como o envio das NFes por e-mail, compartilhamento das notas com o contador da empresa e um recurso para correção de erros em notas fiscais. Pode ser uma boa alternativa para empresas que procuram junto ao contador alternativas para facilitar o cálculo de impostos e gestão de notas fiscais.

FreeCTe – um sistema gratuito de conhecimento de transporte eletrônico – CTe – que traz todas as funcionalidades necessárias para a emissão desses documentos e é ideal para empresas de pequeno e médio porte que precisam se adequar às obrigatoriedades exigidas pelo fisco.

O sistema FreeCTe da Treeunfe também permite a importação das notas que já foram emitidas – basta importar os arquivos para o seu novo emissor – e ganhar ainda mais agilidade na administração das empresas.

Consulta CFOP – o Código Fiscal de Operações e de Prestações é indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro. Este serviço gratuito de consulta ajuda o faturista a encontrar por descrição o melhor código para a situação da nota que ele esta emitindo.

Consulta NCM – Encontrar o correto código de NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul – para um produto nem sempre é uma tarefa fácil. Para tanto, é importante consultar a Tabela NCM. O código NCM é usado tanto no mercado interno como no comércio exterior. No caso da exportação e importação de produtos, cabe ressaltar que o uso incorreto do código pode acarretar em multas. Para ajudar encontrar o código correto para uma nota fiscal, este serviço gratuito permite consultar por descrição a tabela NCM da SEFAZ.

Consulta CEST – O Código Especificador de Substituição Tributária, existe justamente para separar dentro de um mesmo NCM os produtos que tem ou não a substituição tributária de ICMS. Para saber se um produto se inclui na tabela CEST e conferir a sua numeração, a forma mais prática e confiável é fazer a consulta CEST por NCM. Esse site, que tem ligação direta com o Ministério da Economia, permite uma consulta ampla por descrição ou código NCM.

Consulta DANFE – Site para imprimir Nota Fiscal Eletrônica (NFe/DANFE) grátis, sem burocracia, através de XMLs. Muito útil, quando o empresário perde a nota fiscal impressa, tendo o arquivo da nota fiscal em mãos, é possível gerar a emissão da nota em formato PDF ou imprimir em papel. O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma versão simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O documento, que acompanha as mercadorias durante o transporte, é obrigatório. Com esse papel, a Polícia Rodoviária Federal pode fiscalizar os principais dados da NF-e e detectar possíveis irregularidades.

Consulta impostos – Consulta à tributação de produto de forma simples, a partir da descrição, NCM, ou código de barras, em operações internas ou externas para todos os estados. A ferramenta retorna instantaneamente o enquadramento de tributos Federais e Estaduais, indicando apenas dados da empresa, do produto e estado de destino.

Compartilhar