Projeto da DSM vai auxiliar na nutrição de mais de 12 mil crianças no Paraná

A DSM, empresa global baseada em ciência para Nutrição, Saúde e Vida Sustentável e a maior fornecedora mundial de vitaminas e micronutrientes, em parceria com a Golden Aves, empresa paranaense que atua na organização de agricultores familiares, produção, gestão e comercialização de frango de corte caipira, deram início neste mês ao Projeto Eggonomics na região de Rebouças (interior do Paraná).

A iniciativa tem o objetivo de gerar renda para famílias carentes e erradicar a desnutrição de 1 milhão de crianças e de mulheres em idade fértil nos próximos dez anos em todo o Brasil.


Essa é a primeira grande parceria do projeto Eggonomics no Brasil, que envolve a prefeitura de Rebouças e a COMDAFAR (Cooperativa Mista de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Rebouças), para fornecer ovos para os municípios de Irati, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Mallet, Paulo Frontin, Teixeira Soares, Inácio Martins, Prudentópolis, Piraquara, Guamiranga e Imbituva.

Todos esses municípios estão localizados no interior do Paraná, com população carente e pouco acesso a alimentos nutricionalmente eficientes. Com a parceria, os ovos, produzidos por famílias inscritas no programa, passarão a fazer parte da merenda escolar de mais de 12 mil crianças, que vão contar diariamente com um alimento nutritivo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, intelectual, físico e imunológico.


“O Eggonomics é um projeto de longo prazo, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir a segurança alimentar da região onde é implementado e aumentar o acesso da população a um alimento de qualidade. Mas, em meio à pandemia da Covid-19 – que vem afetando drasticamente a economia e, por consequência, o acesso à alimentação de qualidade – o projeto ganha uma dimensão ainda maior e mais urgente”, comenta Luiz Leite, diretor do Eggonomics na DSM.

“A principal fonte de renda da maioria das famílias na região de Rebouças é a agricultura, desse modo, o Eggonomics também contribuirá para diversificar a renda das famílias que vivem na região, melhorando consideravelmente sua fonte de renda e fazendo da avicultura uma segunda opção de ganho”, explica Julian Fronczak, diretor Administrativo da Golden Aves.


Isso será possível graças ao modelo de negócio do Eggonomics: a DSM é a responsável por todo o treinamento e implementação comercial do projeto, a Golden Aves pela produção e suporte a nove granjas familiares da região que, juntas, vão receber 9 mil galinhas poedeiras inicialmente.

A comercialização dos ovos se dará por meio de quatro canais de vendas, que estão sendo desenvolvidos para atender aos objetivos do projeto: canal institucional – com a inclusão dos ovos na merenda das escolas municipais e estaduais da região -, canal direto – com venda porta a porta, por meio de agentes que receberão salário a partir da venda dos ovos-, o pequeno varejo da região e redes maiores de abastecimento. No caso de haver sobra da produção, a Golden Aves fará a venda em seu próprio canal.


“Esse é um empreendimento social que visa ajudar as comunidades carentes não através de doações, mas através de um modelo de negócio inovador e sustentável, que possibilitará às famílias tornarem-se pequenos granjeiros, atendendo suas próprias comunidades e cumprindo com o objetivo social e nutricional do projeto”, destaca Leite.

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