Primeiro bimestre de 2021 tem aumento de 45% nas vagas de estágio

Visualizações de currículos por parte das empresas cresceram 32% no mesmo período

As vagas de estágio aumentaram 45% no primeiro bimestre de 2021, conforme o Banco Nacional de Empregos – BNE aponta. Em janeiro e fevereiro, foram 2.612 novas vagas abertas contra 1.799 no mesmo período do ano passado. O levantamento apontou ainda que as visualizações de empresas analisando currículos de estágio cresceram 32% no mesmo período.

O ano de 2021 começou melhor que o esperado, na avaliação do CEO do BNE, Marcelo de Abreu. “Imaginávamos ver números inferiores a 2020, já que janeiro e fevereiro do ano anterior não sofreram as consequências da pandemia no Brasil. O início da vacina foi essencial para criar otimismo nas empresas, que começaram a se movimentar mais, refletindo também nas vagas de estágio”, explica.

As oportunidades para estudantes chegaram a cair 51% no ano passado. Em 2019, ao todo, somaram 11.100 frente a 7.339 em 2020. “No ano anterior, muitas empresas tiveram corte de gastos, além do home office. Com muitas demandas e pouco caixa, as vagas de estágios foram deixadas em stand-by”, conta Abreu.

“É importante que os estudantes que buscam pela oportunidade de estágio mantenham os currículos atualizados e estejam preparados para seleções e entrevistas virtuais. A tendência é que as vagas de estágio voltem a estar disponíveis conforme as empresas se recuperam economicamente”, diz Abreu.

Compartilhar