Plataforma de startup paranaense para o setor contábil ganha usuários pelo Brasil

Em Recife (PE), a contadora Natália Pereira já tinha o sofrimento como rotina. Afinal, sempre que precisava entregar documentos dos clientes para órgãos do Governo, sofria com os aplicativos diversos, atualizações sem fim e incompatibilidades no sistema. Para driblar as dificuldades, era tudo individualizado: no escritório, havia, praticamente, um computador dedicado para cada sistema governamental. Situação parecida ocorria com Luciane Oliveira, também contadora, mas de São Paulo, capital. Por lá, na hora de enviar os arquivos para os mais diversos sistemas, a surpresa era constante: ora dava tudo certo, ora nada funcionava. Por conta disso, a estratégia de ter um computador quase “sagrado” dentro do escritório, que só era utilizado para esses envios, também era realidade.

Tanto Natália quanto Luciane, no entanto, viram suas rotinas mudar por completo nos últimos meses. Em diferentes regiões do País, conheceram um sistema inovador que prometia agilidade, praticidade e, para o alívio de milhares de contadores brasileiros, constância nas atualizações. O sistema, desenvolvido no oeste do Paraná, foi batizado de GovBox, nome que, não por acaso, faz menção a uma caixa que reuniria todos os sistemas necessários para a rotina dos contadores.

“Enquanto contadores, temos a obrigação acessória de informar o Governo e seus órgãos sobre movimentações e detalhes financeiros dos clientes. O problema é que para que isso aconteça, é preciso baixar um sistema diferente para cada declaração e muitos deles são lentos, exigem computadores exclusivos e plataformas específicas como o Java, por exemplo. Isso atrasa o nosso trabalho e torna os processos morosos e complicados”, explica o contador e desenvolvedor da GovBox, Gerson Jair Froehner.

Há trinta anos no segmento, Gerson percebeu a carência do setor e decidiu inovar: deixou de se dedicar apenas a contabilidade propriamente dita e se debruçou na tarefa de criar uma plataforma que unisse os principais sistemas e aplicativos do Governo, facilitando a vida dos contadores e deixando clientes mais satisfeitos. Como resultado, ele e a equipe se debruçaram no novo projeto e criaram o GovBox.

“É um trabalho de inovação feito em parceria com o Sebrae. Com os consultores, fizemos todo o processo de ideação e desenvolvimento nos moldes de uma startup. A partir disso, percebemos que o GovBox tinha potencial para ser escalável e de grande alcance”, relembra o empresário.

A expectativa, com o tempo, foi atingida. Hoje, o GovBox se tornou um programa que, após a assinatura do cliente, é instalado de forma rápida nos computadores dos contadores e reúne todos os portais governamentais em um só lugar. Mas não é só isso: ele também faz as atualizações de forma automática e o usuário não precisa se preocupar com as novas versões lançadas no mercado: é tudo feito de forma automatizada.

“O GovBox traz conectividade social, navegadores internos desenvolvidos e configurados por nós e é tudo feito sem contato humano. Não é preciso chamar técnico ou assistente para toda e qualquer atualização: a plataforma faz tudo automaticamente e caso haja alguma dificuldade, oferecemos o suporte necessário”, ressalta Gerson. 

O GovBox tem mais de mil assinantes e já é utilizado em 350 municípios brasileiros. “Baixei o GovBox por trinta dias e já amei. Vi que a plataforma facilita muito a nossa vida. Agora, temos a assinatura para dez usuários e todos no escritório usam e adoram porque não precisam ficar atualizando tudo de forma individual. Antes, era uma confusão só”, relembra Natália.

Em São Paulo, Luciane relembra que em alguns momentos, antes do GovBox ser uma realidade no escritório, quando alguma etapa dos processos travava, as equipes já tinham até medo de concluir porque sabiam que algo daria errado. Agora, a realidade é outra.

“Sem sobra de dúvida, o maior ganho é o de tempo. Sempre digo que a mercadoria de quem presta serviço é o tempo e por isso não podemos perdê-lo com dificuldades e erros”, pontua a contadora.

Os resultados, segundo o consultor do Sebrae/PR, Gabriel Caus, são expressivos e realmente fazem a diferença na vida dos usuários porque Gerson tem um grande diferencial: ele soube ouvir as necessidades do público.

“No mercado de startups, principalmente, falamos muito sobre as dores do cliente. Gerson, por ser contador e ter mais de três décadas de experiência na área, sabia exatamente quais eram essas dores. Ele foi audacioso em criar e conduzir um projeto que, hoje, serve como remédio para tudo isso”, destaca o consultor.

Além disso, Gabriel detalha também que outro fator determinante para o sucesso nesses três primeiros anos foi a capacidade de adaptação e a consciência de que mais conhecimento precisaria ser adquirido.

“Por ser contador, o Gerson poderia ter focado apenas na área da contabilidade, mas ao pensar no GovBox, ele soube que esse era um negócio diferente daquele que ele já conduzia há mais de trinta anos. Uma das estratégias mais acertadas, portanto, foi ele reconhecer esse desconhecimento e procurar ajuda adequada para começar com bases sólidas que, hoje, fazem toda a diferença para o negócio”, conclui Gabriel.

Até o fim de 2021, a meta de Gerson é dobrar o número de assinantes do GovBox e atingir ainda mais municípios, enraizando a plataforma em diversos escritórios e sendo, acima de tudo, resolutivo na rotina contábil.

Fonte: Sebrae/PR

Compartilhar