Paranaense Agrisolus é a mais nova Agtech investida pela KPTL

Fundada no interior do Paraná, em 2016, a Agrisolus tem uma trajetória de adaptações e evoluções constantes. Nascida como uma solução para o mercado de grãos, foi na avicultura que encontrou espaço para escalar sua operação. Os frutos dessa pivotada alçaram a empresa a uma realidade concreta de tecnologia e inovação, levando Inteligência Artificial às granjas e frigoríficos. Entre os principais clientes estão GT Foods e Ovos Mantiqueira.

Por acreditar que ainda pode escalar de patamar, a KPTL – uma das principais gestoras de Venture Capital do Brasil – acaba de anunciar investimento na empresa, com recursos de seu Fundo Agro, que segue em captação e já conta com investidores como a Tridon Participações, family office do Grupo Jacto. O fundo é a única opção de investimento em tecnologia no Agro disponível diretamente para pessoas físicas. A KPTL chega assim a 10 Agtechs em seu portfólio, que totaliza 53 empresas, se consolidando como a principal gestora no segmento.

A Agrisolus é o elo entre o produtor e o frigorífico, como explica Anderson Nascimento, CEO da empresa. “Somos a empresa que leva essa informação em tempo real com acuracidade sobre o que está acontecendo em cada propriedade. Por meio da Inteligência Artificial projetamos o que vai acontecer. Entregamos valor tanto ao produtor quanto para a agroindústria, uma ferramenta B2B2C. Começamos essa relação pela avicultura, mas não será a única vertical de negócios na qual iremos atuar”, afirma Nascimento.

A solução é composta por um sistema proprietário que dialoga com um conjunto de sensores composto por mais de mais de 20 tipos de sensores como balança de precisão, consumo de ração, consumo de água, umidade, presença de CO2, etc. Os dispositivos de monitoramento e transmissão de dados são instalados nos aviários integrados ao frigorífico. O software é acessado simultaneamente pelo produtor e pela indústria, exibe os dados monitorados, calcula indicadores-chave e também projeta cenários futuros.

Segundo a Embrapa, o Brasil atualmente é o maior exportador e o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, com 13 milhões de toneladas produzidas em 2019. Hoje, mais de 150 países compram de nós esta commodity. A indústria brasileira de carne de aves está concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Cerca de 60% da produção está concentrada na região Sul, sendo o Paraná responsável por 30% da produção brasileira. Paranaense, a Agrisolus encontrou no Estado um campo fértil para testar e escalar suas soluções.

Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, a Agrisolus entrega valor ao produtor e à indústria. “Conseguem à distância tocar mais de uma granja, com o app na palma da mão. O produtor consegue gerir melhor a sua mão de obra, perde menos com ração e tem vantagens sanitárias. Existem outras empresas que entregam soluções isoladas mas só a Agrisolus oferece esse app completo. Assim a KPTL reforça sua presença e liderança em Agro, com a combinação perfeita de Agro com IoT. É inovação na veia!”, detalha Ramalho.

Hoje as soluções da Agrisolus já estão presentes em 200 aviários de vários Estados brasileiros. Entre os principais clientes, grandes empresas do setor, como a GT Foods – quarta maior empresa brasileira de avicultura de corte. Outra cliente é a Mantiqueira, indústria responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 11,5 milhões de galinhas em unidades em Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

“O sistema de sensoriamento nas instalações de aves de corte da Agrisolus é o que nossa empresa buscava, viabilizando uma mudança na forma de gestão do comportamento das aves. Pelo mapeamento de todas as ocorrências de ambiente e de manejo podemos corrigir processos e procedimentos, visando uma maior performance técnica e de custo. Além disso, proporciona o início de uma mudança de cultura na forma de assistência técnica, mais proativa , ágil e assertiva”, detalha Cesar Assmann, diretor de operações da GT Foods.

Guilherme Moreira, diretor de operações da Ovos Mantiqueira, conta que o trabalho com a Agrisolus tem sido de grande expectativa. “Estamos inserindo tecnologia e rastreabilidade e aumentando o bem estar na criação de nossas aves. Os projetos iniciais tiveram resultados promissores e estamos aumentando a escala de avaliação. O sistema de funcionamento é simples, mas bem elaborado e com boas informações, e tem nos ajudado a dar mais segurança no manejo diário, além de evitar retrabalhos. Nossa parceria tem evoluído e acreditamos num futuro positivo em nosso projeto”, acredita Moreira.

Pode-se dividir a avicultura em cinco sub-verticais ou etapas de produção: recria; postura (criação de ovos); incubatório; frango de corte; matrizes (mães dos frangos de corte). E a Agrisolus atua em todos, com um modelo de negócio que oferece uma solução para a agroindústria, que vende a ideia para o produtor e assim ganha-se escala. Cabe à indústria avaliar se vai dividir o custo ou pagar integralmente as mensalidades de gestão dos equipamentos e do sistema.

Um dos grandes desafios da indústria é fazer visitas periódicas à longas distâncias para acompanhar a produção. E hoje isso é físico, com pessoas no campo, viagens, deslocamento, custo alto e regular. A Agrisolus consegue oferecer um painel com todas as informações, esse é o diferencial do IoT (Internet da Coisas, na sigla em inglês), alicerçado por muita Inteligência Artificial.

Um exemplo tangível deste termo que parece muito abstrato é um modelo matemático que antecipa um alerta de doença do frango. “Uma hora o granjeiro vai descobrir a doença, mas com a tecnologia faço com que o produtor deixe de perder cerca de 6% daquele lote. Em 85% dos casos conseguimos identificar a doença antes de se alastrar pela granja”, explica Nascimento. A previsibilidade de peso é outro problema que a Inteligência Artificial. Por exemplo, se um frango hoje pesa um quilo, o sistema reúne elementos para projetar qual será seu peso daqui a uma semana.

Compartilhar