Medicina na UniCesumar: Instituição realizará processo seletivo

Imagem de aula prática realizada antes da pandemia de Covid-19

Com mais uma oportunidade paras estudantes que querem iniciar a vida acadêmica e realizar o sonho de cursar Medicina, a UniCesumar realizará um processo seletivo na próxima quarta-feira (10. Os vestibulandos poderão fazer a prova presencial, assim como utilizarem a nota do Enem de edições entre 2015 e 2019. Com inscrições até dia 5 de fevereiro em https://www.unicesumar.edu.br/vestibular, os aprovados nesse processo seletivo iniciarão as aulas ainda no primeiro semestre letivo deste ano, que ocorrerá de forma presencial .

Assim como nos outros processos seletivos realizados desde o início da pandemia de Covid-19, a Instituição seguirá todos os critérios de segurança para a garantir a segurança dos vestibulandos e dos colaboradores. Para tal, foram estabelecidas iniciativas como estipular distanciamento de carteiras e quantidade limite de pessoas por sala, disponibilizar totens de álcool em gel e preparar kits de higiene (máscara descartável e frasco de álcool em gel) para entregar a cada candidato. Além disso, os locais em que a prova foi aplicada receberam comunicações a respeito da importância de seguir as diretrizes de prevenção. O uso de máscara é obrigatório para todos.

Segundo o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, a Instituição tem seguido todos os protocolos e medidas preventivas para garantir a saúde e segurança de toda a comunidade acadêmica. “Intensificamos ainda mais os protocolos para que os candidatos possam desfrutar de um ambiente seguro e tranquilo para realizar a prova e garantir o início da graduação em 2021. Afinal, é em momentos de adversidades como a pandemia de Covid-19 que se torna ainda mais evidente a importância da educação como elemento de transformação do mundo, especialmente quando se fala da Medicina e da área da saúde de maneira geral.”

No caso dos estudantes que optarem pelo ingresso por meio do Enem, há alguns requisitos que precisam ser atendidos: a nota precisa ser referente ao exame realizada entre 2015 e 2019 e o estudante não pode ter zerado a redação.

A lista de aprovados da 1ª chamada será divulgada no site da UniCesumar no dia 17 de fevereiro. Após a divulgação, os candidatos terão um prazo específico para realizarem a matrícula, que consistirá em anexar os documentos necessários, em formato digital (PDF), no link destinado ao upload. Para acessar a lista completa com a documentação necessária e conferir os prazos, basta acessar o edital disponível na página do vestibular .

A EXPERIÊNCIA DE CURSAR MEDICINA NA UNICESUMAR


O curso de Medicina na UniCesumar é marcado por algumas características, tais como excelência e ensino humanizado. Os estudantes têm forte presença de atividades práticas desde o início da graduação, com o acesso a unidades básicas de saúde, laboratórios de práticas de anatomia, histologia e microscopia.

Um grande diferencial é o aprendizado por meio de metodologias ativas. O aluno estuda a teoria pelo método PBL (Problem Based Learning) ou Aprendizado Baseado em Problema, em português) e pratica a teoria no Laboratório de Simulação Realística (SIMULAB), um dos mais modernos e completos do país.

Além disso, a graduação de Medicina na UniCesumar foi avaliada com nota 4 no Enade 2020, além de figurar entre os 10% dos cursos com maior grau de aprendizagem do primeiro ao último ano no Brasil.

De acordo com a coordenadora do curso, Ana Maria Moraes, o estudante que ingressar na Instituição encontrará uma universidade que se adaptou de uma forma bastante eficiente aos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. “Nós estamos com um sistema de ensino super avançado, que nos possibilitou ter um ano letivo sem alterações, por meio das aulas remotas. Neste ano de 2021, nós retornamos às aulas presenciais, mas usando tecnologias que adquirimos com bastante modernidade.”

Para ela, a pandemia proporcionou a visão de valorizar as pessoas que atuam em tratamentos de saúde. “Nós vemos uma equipe formada por profissionais que dedicam sua vida a cuidar das outras pessoas.”

Esse cuidado com o outro pode ocorrer de muitas maneiras – seja atuando na linha de frente ou auxiliando pesquisas em laboratórios. João Lucas Rondon Lima, de 25 anos, está cursando o 5º ano de Medicina na UniCesumar. No ano passado, ele se deparou com um desafio: trabalhar voluntariamente no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Por meio desse estágio, João e outros estudantes do curso atuaram na análise dos resultados coletados sobre a Covid-19 no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Maringá.

“Estagiar no CIEVS foi uma experiência muito marcante e interessante para a minha graduação, pois pude ver na prática a importância da epidemiologia e perceber toda a sua complexidade e a necessidade de uma equipe preparada e capacitada para realizar um serviço incrível”, explicou o estudante.

Para os futuros alunos de Medicina, dá um conselho: entrar no curso de “cabeça aberta”. “Acredito que o aluno de Medicina deve viver todas as experiências com dedicação e seriedade, porém, tudo com equilíbrio, pois a socialização, os momentos de lazer e as atividades físicas, também fazem parte desse processo.”

Compartilhar