Linkle é lançada no Brasil com tecnologia de nuvem da Microsoft

Criada para conectar, em uma mesma área geográfica, empresas com vagas disponíveis a candidatos com dificuldades de acesso a empregos e que estão em busca de oportunidades de trabalho, a Linkle chega ao Brasil com o objetivo de usar tecnologia de ponta para ajudar no match entre profissionais e oportunidades. Com base neste desafio, a empresa, que já oferece a plataforma nos estados de São Paulo e Paraná, utiliza em sua gestão e estruturação, 32 serviços da Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft.

A empresa buscou nos serviços cognitivos do Azure as ferramentas necessárias para seu processo de unir trabalhadores com funções operacionais a vagas de emprego de acordo com a geolocalização. Além disso, a tecnologia permite avaliar de forma inteligente e ágil a combinação entre as qualificações e requisitos que a empresa procura com aqueles adicionados pelos profissionais na plataforma.

Segundo a CEO da Linkle, Rosane Prado, com os dados levantados ao longo do tempo, a Linkle poderá, por meio de parcerias regionais, auxiliar na geração de novos polos de trabalho de acordo com as demandas locais, o que beneficiará tanto a mobilidade urbana, ao descentralizar as oportunidades, quanto o meio ambiente, com a queda na circulação de pessoas pela cidade. Além disso, a startup visa incentivar o pequeno empresário a buscar profissionais em sua região, o que pode beneficiar a economia de pequenas cidades. “Muitos pequenos empreendedores não utilizam plataformas de busca de profissionais. Queremos descomplicar e aproximá-los destas tecnologias para que eles encontrem profissionais qualificados em sua região, melhorando o seu negócio e a economia local”, comenta Prado.

Ainda segundo a executiva, mais de 2.200 perfis já foram armazenados em nuvem desde o início da operação no Brasil. Para ela, a escolha pelos serviços da Microsoft se deu principalmente pela infraestrutura da empresa, além do fato de oferecer uma plataforma simples, acessível e integrada.

“Criar uma plataforma que conecta trabalhadores e empresas, por meio de geolocalização, gerenciando todos os dados e oferecendo sempre as melhores oportunidades é muito desafiador. A incorporação de Microsoft Azure ao nosso negócio foi uma decisão natural, já que buscamos um parceiro que nos ofereça segurança e suporte para rodarmos a plataforma com qualidade, disponibilidade e proteção”, afirma Rosane.

Dentre os serviços da Azure utilizados pela Linkle está o Azure Cognitive Search, serviço de pesquisa de nuvem executado com IA para desenvolvimento de aplicativos Web e móveis, que disponibiliza APIs e ferramentas para a criação de uma experiência de pesquisa avançada e focada na necessidade dos usuários. Juntos, os 32 serviços auxiliarão a Linkle na utilização da tecnologia de geolocalização para apoiar candidatos em busca de oportunidades de trabalho próximas de sua casa, sem cobrar nada dos candidatos.

Selecionada em 2020 para o Microsoft Startups, programa para fomentação de tecnologia e novos negócios, a Linkle tem como objetivo incorporar mais 4 importantes serviços da Microsoft até o final de 2021. “Mais do que um serviço, temos como objetivo central de nosso negócio o impacto social para todos os envolvidos, além do desenvolvimento da economia fora dos grandes centros corporativos. Para atingir tal meta, pretendemos alcançar mais de 10 milhões de usuários e mais de 100 mil vagas até o final do ano, além de uma expansão gradual pelo restante do país, ao longo de 2021 e 2022”, finaliza a CEO da Linkle.

Compartilhar