Klabin desenvolve tecnologia inédita para limpeza automática de caminhões

A Klabin inovou e começou a limpar a carroceria dos caminhões do transporte de madeira de forma automática. Chamado de “soprador de cascas”, o novo equipamento da Unidade Florestal do Paraná está em funcionamento nos pátios de madeira da Unidade Puma e recebeu investimento de quase R﹩ 2 milhões para sua fabricação. O equipamento funciona com dois motores elétricos, que são acionados por sensores que detectam a chegada do veículo. A inovação aumenta a segurança do motorista, pois evita a necessidade de subir na carroceria, e reduz em até 70% o tempo de limpeza da carroceria.

O que até hoje é feito manualmente pelo próprio motorista, agora passa a ser feito por um equipamento oferecendo ainda mais segurança. Os motoristas sempre precisaram parar o caminhão, sair da cabine, subir na carroceria com uma vassoura e tirar os restos de madeira da carroceria. Com o equipamento, que fica parado em um determinado local no pátio, o motorista passa por ele(s)em baixa velocidade para fazer a limpeza, e automaticamente os motores são acionados pelo sensor, agilizando o percurso e aprimorando a segurança dos motoristas, uma vez que evita a necessidade de o motorista subir na carroceria para realizar a limpeza manual, consequentemente evitando o risco de quedas, animais peçonhentos e outros tipos de exposição.

A tecnologia foi desenvolvida pela Klabin em parceria com a Aeroville, empresa de Joinville, Santa Catarina, e teve como inspiração um sistema de limpeza de vagões de trem da Finlândia. “Em uma visita ao país nórdico, nos deparamos com esta tecnologia de um soprador de neve acoplado na frente dos trens e entendemos que poderíamos adotar algo similar em nossas operações. Após muita pesquisa, tempo e investimento, desenvolvemos uma ferramenta que facilita muito o trabalho dos nossos colaboradores, além de oferecer mais segurança e agilidade”, conta Darlon Souza, Gerente Geral Florestal da Klabin, no Paraná .

Compartilhar