Indústria tem primeiro resultado positivo desde setembro de 2019

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de abril apresentou crescimento de 9,0% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o índice apresenta aumento de 40,1%. No acumulado de 12 meses o índice apresenta crescimento de 2,8%.

Na opinião de Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “a intenção de lançamento de produtos para os primeiros meses do ano se mantém resiliente mesmo frente as restrições de atividades”. “Neste mês, também observamos a reversão do valor acumulado em 12 meses, sendo o primeiro resultado positivo desde setembro de 2019. A indústria nacional gradualmente renova seu portfólio, mostrando uma forte adaptação à nova realidade.”

Setores analisados:

Entenda o Índice GS1

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.

DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
– Todo 1º dia útil do mês
– Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
– Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
– Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
– Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
– Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Compartilhar