IBM anuncia novos sistemas de armazenamento em Flash com capacidade superior para ajudar a transição para nuvem híbrida

A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje novos sistemas de armazenamento flash para enrty-level e de alta velocidade, bem como upgrades de nuvem híbrida e centrada em contêineres para ajudar empresas de todos os tamanhos e necessidades a obter armazenamento acessível de classe empresarial.

A necessidade de armazenamento econômico e de alta capacidade está aumentando. De acordo com a IDC¹, a criação global de dados deve crescer para 143 zetabytes até 2024. Essa necessidade é ampliada pelas transformações digitais aceleradas que a pandemia alimentou. O estudodo IBM Institute for Business Value, COVID-19 and the future of business, revelou que 59% das empresas pesquisadas aceleraram seus planos de transformação digital devido à pandemia.

“As necessidades de dados das empresas tornaram-se ainda mais críticas desde a pandemia”, disse Deney Dentel, presidente e CEO da Nordisk Systems, uma empresa Converge, parceiro de negócios IBM Premiere. “Ter disponibilidade de dados de nível empresarial, escalabilidade massiva e flexibilidade para acessar e gerenciar dados em nuvens híbridas é fundamental. A atualização da IBM para a linha FlashSystem e sua integração contínua de nuvem híbrida e recursos de contêiner são exatamente o que precisamos para manter os negócios funcionando em um alto nível, conforme a economia e a dinâmica da força de trabalho evoluem.”

“À medida que a adoção da nuvem híbrida acelera em todo o mundo, o armazenamento modernizado fornece a base para esta infraestrutura”, disse Denis Kennelly, gerente geral do IBM Storage. “Os sistemas que oferecem disponibilidade global de dados, resiliência, automação e serviços de dados de classe empresarial são mais críticos do que nunca. O anúncio de hoje foi projetado para trazer esses recursos para organizações de qualquer tamanho.”

IBM FlashSystem 5200 – Simplificando o armazenamento

O novo FlashSystem 5200 é um dos sistemas de armazenamento mais poderosos da IBM, considerando suas dimensões, e foi projetado para fornecer recursos de armazenamento de classe empresarial para organizações de qualquer tamanho. E embora tenha desempenho e capacidade superior ao seu antecessor, o FlashSystem 5100, o novo 5200 tem um preço base que é em média 20% mais baixo (dependendo da configuração). Outros atributos principais incluem:

• Nuvem híbrida e contêineres: o IBM FlashSystem 5200, como todo o portfólio de armazenamento em flash IBM, oferece suporte para Red Hat OpenShift, Container Storage Interface (CSI) para Kubernetes, Ansible Automation e Kubernetes, bem como para ambientes VMWare e bare metal .

• Recursos de classe empresarial: O sistema também vem com IBM Storage Insights, que pode dar aos usuários visibilidade em ambientes de armazenamento complexos para ajudá-los a tomar decisões informadas, e IBM Spectrum Virtualize, que permite aos usuários consolidar e gerenciar o armazenamento como se fosse um grupo, projetado para melhorar o desempenho e reduzir despesas operacionais. Também estão incluídos recursos de resiliência de dados, como o IBM HyperSwap, que oferece suporte para failover automático no caso de um incidente.

• Capacidade: o FlashSystem 5200 começa com 38 TB de capacidade de dados e pode crescer para oferecer 1,7 PB² em um formato compacto de 1U para ambientes com espaço limitado, equivalente a quase 1 bilhão de páginas de texto impresso2.

• Velocidade: embora o FlashSystem 5200 tenha metade do tamanho dos sistemas de armazenamento tradicionais, ele oferece I/O máxima 66% maior do que seu antecessor e 40%³ mais produtividade de dados a 21 GB/s, e foi projetado para ajudar os clientes a economizar tanto capital quanto despesas operacionais.

Além do FlashSystem 5200, a IBM também anunciou dois modelos adicionais para a série, projetados para oferecer desempenho aprimorado: FlashSystem 5015 e 5035, ambos sistemas 2U, para organizações com requisitos de desempenho e crescimento menos exigentes, mas com os mesmos recursos avançados do IBM Spectrum Virtualize e IBM Storage Insights.

Promovendo a nuvem híbrida em toda a gama de armazenamento

IBM anunciou planos para continuar avançando nos recursos de nuvem híbrida em seu portfólio de armazenamento.

Quando estiver amplamente disponível em março, a empresa adicionará suporte para IBM Cloud Satellite no portfólio FlashSystem, IBM SAN Volume Controller, IBM Elastic Storage System e IBM Spectrum Scale. O IBM Cloud Satellite foi projetado para permitir que as empresas criem, implementem e gerenciem serviços em nuvem em qualquer lugar – em qualquer nuvem pública, nas instalações (on-premise) e na borda (at the edge) – de forma rápida e simples. O IBM Cloud Satellite será entregue como um serviço a partir de um único painel, será gerenciado por meio da nuvem pública da IBM e está atualmente em versão beta.

Além disso, a IBM anunciou planos para atualizar o IBM Spectrum Virtualize for Public Cloud, software que permite aos clientes replicar ou migrar dados de sistemas de armazenamento heterogêneos entre ambientes on-premise e IBM Cloud ou Amazon Web Services. A IBM planeja estender os mesmos recursos para o Microsoft Azure, começando com um programa beta no terceiro trimestre de 2021.

¹IDC Worldwide Global DataSphere Forecast, 2020-2024.
²Com desduplicação e compactação aplicadas, com base em testes internos da IBM.
³Métricas de desempenho baseadas em testes internos da IBM de um FlashSystem 5200 com 12 módulos FlashCore, cache de 512 GB e portas FC de 8×32 Gb e um FlashSystem 5100 com 12 módulos FlashCore, cache de 576 GB e portas FC de 8×32 Gb.

Compartilhar