À medida que a época de festas de fim de ano se aproxima, as facilidades das compras online se tornam mais evidentes. Comodidade, variedade e economia de tempo fazem delas uma opção atrativa para muitos consumidores de todo o Brasil. Por outro lado, segundo pesquisa da IBM, o comércio eletrônico se tornou uma das áreas vulneráveis para ataques cibernéticos no pais.
Para que as compras online sejam mais seguras nesta temporada, a IBM compartilha cinco recomendações de cibersegurança:
Tranque duas vezes a porta da identidade digital
No Brasil, o roubo de credenciais foi um dos ataques mais comuns em 2023, pois é mais fácil para os cibercriminosos ‘fazerem login’ em contas já válidas, em vez de invadirem redes corporativas. A primeira chave que a identidade digital deve ter é a senha. Cada conta online deve ter sua própria senha e ser uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. A segunda chave deve ser a autenticação multifator, que é uma camada adicional de segurança.
Tenha cuidado com diferentes formas de phishing
Phishing ou comunicações fraudulentas – que levam você a revelar informações pessoais ou clicar em links maliciosos – podem ocorrer de várias maneiras: e-mails, mensagens de texto, postagens em mídias sociais, chamadas telefônicas ou deepfakes. A melhor maneira de se proteger é a desconfiança. Verifique sempre a legitimidade das mensagens e dos remetentes antes de interagir e preste atenção a sinais como o uso de linguagem baseada na urgência e pedidos de informações pessoais.
Faça compras em lojas conhecidas usando conexões seguras
Segundo um estudo, 74% das pessoas na América Latina admitem não saber como verificar se uma página online é verdadeira ou não. E isso é um grande risco durante as compras online. Para identificar se um site é legítimo, verifique o link, letra por letra, na barra de endereço, certifique-se de que o link começa com “https://” e que inclua um ícone de cadeado. Isso indica que sua conexão é segura e seus dados estão protegidos.
Proteja seu mundo digital atualizando dispositivos e aplicativos
Dada a constante evolução das ameaças cibernéticas, é essencial atualizar, periodicamente, os sistemas operacionais, navegadores web e programas antivírus – tanto em computadores, quanto em smartphones. Essas atualizações não só oferecem novos recursos ou melhorias, mas também contribuem para a segurança dos dispositivos. Ao instalar patches e atualizações de segurança, você mantém uma defesa digital mais forte.
Monitore suas contas bancárias e as faturas dos cartões de crédito
Em 2023, os ganhos financeiros ilícitos foram um dos principais impactos de ataques cibernéticos no Brasil. Para se proteger, faça pagamentos apenas em plataformas seguras e conhecidas. Transfira dinheiro apenas para entidades verificadas. Use cartões de crédito para fazer compras sempre que possível, pois eles geralmente oferecem proteção contra fraudes. Fique atento aos extratos de sua conta, ative alertas ou notificações bancárias e não baixe faturas eletrônicas de lojas onde você não fez compras.
Embora essas recomendações possam ajudar a mitigar o risco de nos tornarmos vítimas de ataques cibernéticos, especialmente durante a época de compras, também podem ser ampliadas a todas as áreas da vida cotidiana, durante todo o ano. Com a evolução das ameaças cibernéticas, ao aprender boas práticas de segurança cibernética, você terá ferramentas de proteção. Conhecimento em ação é poder.
- Da automação à autonomia: IA é chave para sustentabilidade na indústria brasileira
- AWS anuncia novos recursos de banco de dados
- Thá Engenharia é vencedora do Prêmio Líderes 2024 como uma das melhores empresas do Paraná
- Lançamentos da indústria recuam 14% em novembro
- Com R$ 380 mi do Fundo Clima, BNDES financia aquisição de 54 ônibus elétricos em Curitiba