Grupo RIC lança Quintal Ventures para investir em negócios inovadores

Leonardo Petrelli, Presidente Executivo do Grupo RIC Paraná
Foto: Antônio More

Maior produtor de conteúdo multiplataforma do Paraná pretende aportar até R$ 10 milhões em novas empresas nos próximos cinco anos

Referência no setor de comunicação na Região Sul, o Grupo RIC quer apoiar empreendedores em início de jornada. Por isso, lançou a Quintal Ventures, Corporate Venture voltado a investir em novos negócios inovadores. O objetivo é alocar recursos em empresas que possam ser alavancadas com os ativos do grupo.

“Estamos lançando um fundo com o próprio caixa da RIC e também com o principal ativo do grupo, a mídia. Estamos presentes em todo o Paraná e queremos investir em negócios que tenham muito potencial para crescer”, comenta André Pamplona, gestor da Quintal Ventures.

Em cinco anos, o braço de Venture Capital do Grupo RIC pretende investir até R$ 10 milhões. O valor, contudo, refere-se somente à quantia em dinheiro, pois também deve ser considerada a visibilidade trazida pelo ecossistema de mídia da rede, que impacta cerca de 10 milhões de pessoas por mês e inclui as afiliadas da Record e Jovem Pan no Paraná, entre outros produtos.

“Além de contarmos com toda a estrutura do Grupo RIC, maior produtor de conteúdo multiplataforma do Paraná, temos a experiência ao nosso lado. Somando ao time na figura de advisor da Quintal Ventures está Eduardo Petrelli, investidor anjo de diversas empresas de sucesso e cofundador do James Delivery”, acrescenta Pamplona, que na bagagem carrega experiências como empreendedor de tecnologia e investidor junto ao Curitiba Angels.

Tese de investimentos – Ainda que a RIC se trate de uma rede de mídia, o escopo da Quintal Ventures não ficará restrito a soluções ligadas às áreas de comunicação e marketing. A ideia é mirar negócios que tenham alguma complementaridade estratégica com a RIC e que possam se beneficiar da visibilidade que o grupo pode dar.

“Observamos uma grande oportunidade de geração de valor para novos negócios sendo impulsionados pelos veículos do grupo, levando em consideração o alcance dessas mídias e a exclusividade que podemos oferecer para determinados segmentos. Em tempos de saturação e incertezas sobre a performance das mídias digitais, que estão cada vez mais caras e competitivas mas com menor impacto, nosso ativo será um grande aliado na conquista de mercado”, pontua Pamplona.

A Quintal Ventures irá priorizar negócios do Paraná ou de empresas que desejam ingressar ou expandir sua atuação no estado, por acreditar no potencial das conexões do Grupo RIC, enquanto companhia paranaense, para abrir portas e impulsionar negócios na região.

“Estou bastante entusiasmado com o projeto por acreditar ser fundamental que um grupo como o nosso se aproxime cada vez mais do ambiente empreendedor. Essa iniciativa vai fomentar a disrupção interna, incentivar a cultura inovadora dentro do próprio grupo e trazer diversas oportunidades”, comenta o presidente e cofundador do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

Seleção de novos negócios  Empreendedores que têm interesse em receber aportes da Quintal Ventures já podem aplicar no site oficial da Corporate Venture (www.quintalventures.com.br). Trata-se de um processo rigoroso e composto por diversas etapas. Segundo Pamplona, há análises bastante avançadas e a expectativa é de que o início dos aportes ocorra até o fim do primeiro semestre deste ano.

Compartilhar