Governo americano elege a FAE Centro Universitário para receber espaço de aprendizagem sobre a cultura dos Estados Unidos

A FAE Centro Universitário é a primeira instituição de ensino superior do Paraná a receber o American Space (Espaço Americano), um local viabilizado pelo governo americano e aberto à comunidade para uma verdadeira imersão no país. No dia 11 de maio, o cônsul-geral do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, estará na FAE Business School, em Curitiba (PR), para a assinatura do documento que oficializa a criação do Espaço. O evento está marcado para as 11 horas. O cônsul também receberá a U.S. Brasil Alumni Association (USBEA-PR), uma associação de profissionais, estudantes e empreendedores que participaram de programas de intercâmbio patrocinados pelo governo dos Estados Unidos. 

A FAE Centro Universitário já possui o escritório EducationUSA (também filiado ao governo americano) desde 2005 – na ocasião, a instituição também foi a primeira a receber essa estrutura. Esse foi apenas um dos critérios para que o consulado elegesse a instituição para receber, agora, o American Space. O Espaço tem como objetivo principal promover a cultura americana no Brasil, sendo aberto ao público em geral. “O objetivo é conectar jovens brasileiros com a cultura americana, em um lugar específico em que eles possam fazer pesquisas, participar de eventos, debates, ler livros e exercitar a língua inglesa, entre outras atividades. 

“O Espaço Americano vai proporcionar uma verdadeira imersão nos Estados Unidos e vai funcionar como um local de orientação àqueles que desejam fazer sua educação superior nos Estados Unidos”, completa Alessandra Tod, coordenadora do Espaço.

Areta Galat, coordenadora no Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da FAE ‒ dentro do qual o Espaço estará inserido ‒, lembra o pioneirismo da instituição ao hospedar e viabilizar esses espaços de imersão em culturas estrangeiras. “Desta vez, oferecendo atividades e oportunidades relevantes para engajar a população de Curitiba e consolidar as relações entre os Estados Unidos e o Brasil”, completa a professora Areta. Ela reitera que ambos os espaços, combinados (EducationUSA e American Space), oferecerão programação e serviços de alta qualidade, que incluirão oportunidades para a comunidade interna do Grupo Educacional Bom Jesus e o público em geral de receber informação sobre os Estados Unidos. “Terão a oportunidade de engajar-se com ex-alunos que realizaram seus estudos em universidades americanas, desenvolver a competência linguística na língua inglesa e consolidar os laços que permeiam as duas culturas”, explica Areta.

Segundo Alessandra, outros critérios utilizados pelo Consulado para viabilizar o funcionamento do American Space na FAE foram a estrutura física da instituição – com salas, teatros e anfiteatros equipados, a ampla preocupação e valorização da extensão universitária, a variedade de áreas de atuação da FAE, a conexão entre a academia e o mercado de trabalho, além da tradição do Grupo Educacional Bom Jesus. 

Compartilhar