GFT Brasil lança solução para implementação do Open Banking

A GFT, empresa global referência em tecnologias exponenciais para transformação digital e em Business Agility, anuncia o lançamento da solução GO!BaaS, GFT Open Banking as a Service. Desenvolvida para atender as instituições financeiras de todos os portes, principalmente as de médio e pequeno porte, no processo de adequação ao Open Banking de forma rápida, segura e econômica, a solução tem como premissa garantir o cumprimento das regulações definidas pelo Banco Central, assim como, suas atualizações futuras. Além disso, o GO!BaaS oferece serviço de suporte 24×7, alta disponibilidade, e escalabilidade para suportar altos volumes transacionais e rápida adequação a novos modelos de negócios introduzidos pelo Open Banking, empoderando os clientes finais e provendo uma plataforma para as instituições financeiras competirem com prontidão e agilidade.

A GFT acompanha o debate sobre o Open Banking desde o seu início no Brasil e, inclusive, ajudou a construir a proposta das estruturas e dos dados que o grupo de trabalho liderado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) apresentou ao Banco Central. Tal participação possibilitou à unidade do Brasil identificar as reais necessidades e desafios que as instituições teriam para adequar-se ao Open Banking. Todo esse conhecimento está presente na construção de uma solução completa que poderá beneficiar as mais de mil instituições que precisam se adequar a este novo contexto, inclusive considerando as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e também o onboarding de parceiros e a plataforma para exposição das APIs.

A implementação do Go!BaaS será feita em 4 etapas. Na primeira, denominada de assessment e levantamento de impactos, será feita a condução das definições dos novos requerimentos de processos, a jornada de cliente e os demais pontos regulatórios. Ainda nessa etapa, será feita a análise dos processos atuais e as jornadas dos clientes, e também a identificação de impactos e a elaboração da estratégia de implementação. A segunda etapa será sobre a implementação da plataforma API Management, com desenvolvimento de componentes para a integração de módulos de segurança e a configuração e testes da integração.

A implementação das APIs de Open Banking será realizada na terceira etapa, com o desenvolvimento e a implementação dos conectores de integração, bem como a publicação no API Manager e testes junto a parceiros do ecossistema. E para finalizar, há o suporte contínuo à operação, onde entram o atendimento às solicitações das instituições participantes, o monitoramento ativo de performance e da disponibilidade do sistema, a gestão da infraestrutura e o suporte a testes de parceiros.

A solução, end to end, atenderá a todas instituições que necessitam integrar o Open Banking.

Carlos Kazuo Missao, especialista em Open Banking e diretor de soluções de inovações para clientes na GFT Brasil, explica que o serviço traz muitos benefícios para as instituições, principalmente as de pequeno porte. “O Go!BaaS acelera a jornada das organizações e permite que elas estejam prontas para operação já no lançamento do Open Banking, deixando com a GFT a operação de toda a infraestrutura e permitindo se preocuparem com a exploração dos modelos de negócio que serão desenhados a partir do uso massivo de dados e APIs do Open Banking”, destaca.

Para Alberto Rosati, diretor de negócios exponenciais na GFT Brasil, o Go!BaaS chega como uma solução que, além de atender às necessidades dos clientes do Grupo, também irá possibilitar a conquista de novas instituições. “Essa solução fomenta a adoção do Open Banking e estimula mais inovação e maior competitividade do mercado financeiro, ela iguala o jogo entre grandes e pequenos. GO!BaaS foi um investimento relevante e é uma das principais apostas da GFT para acelerar ainda mais a transformação digital das instituições financeiras e de seguros. Dando continuidade às nossas realizações do ano passado, quando nossas soluções promoveram um crescimento exponencial nestes setores. A tendência é de que seja ainda maior neste ano”, comenta.

Compartilhar