ENGIE e SESI-PR iniciam projeto para formação comportamental, técnica e profissional de meninas

A ENGIE Brasil Energia, em parceria com o SESI Paraná e com o Projeto Gente, iniciou o “Projeto Oportunidades, Perspectivas e Saberes”. A iniciativa foi desenvolvida a partir da identificação de sensibilidades na região por meio do constante diálogo com a comunidade do entorno das Usinas Hidrelétricas Salto Santiago e Salto Osório. A primeira turma, iniciada em fevereiro, conta com 35 alunas que irão receber uma formação cidadã, profissional e voltada ao desenvolvimento de valores importantes para a vida pessoal e profissional.

Além de acolhimento e inserção no programa, as alunas irão participar de um curso divido em quatro “Trilhas de Aprendizagem”, nas quais serão desenvolvidas habilidades técnicas como, Formação Continuada de Português, Matemática e Informática; Oportunidade para conhecer as profissões na prática; e Oficinas de Produção de texto e expressões. Para o auxílio na formação de cidadania, serão ofertadas disciplinas como Desenvolvimento Humano e Saúde da Adolescente; Natureza social do homem, Ser Cidadão, Direitos e Deveres; e Protagonismo Juvenil, Cidadania Ativa e Participação e, por fim, a inserção no mundo do trabalho. Ao final das trilhas, as meninas participarão de uma capacitação técnica, escolhendo entre os cursos de Auxiliar de Confecção ou Auxiliar Administrativo.

Outro diferencial do Projeto é o acolhimento às famílias das participantes, por meio de atividades mensais com abordagem de temáticas sociais e a utilização da Unidade Móvel do SESI, contemplando exames de prevenção ao câncer, como por exemplo mamografias e preventivos.

“O projeto surgiu de uma necessidade que a ENGIE percebeu das diversas interações com os stakeholders e ainda contemplando ao público feminino, estimulando maiores oportunidades para as meninas e mulheres. Ficamos muito felizes de ter dado início a este projeto educativo após um árduo trabalho para definição do grupo de alunas, e assim conseguir chegar de forma assertiva ao propósito do projeto que será o de poder refletir sobre os valores, melhorar a autoestima e oferecer ferramentas que permitam um olhar para o futuro com perspectivas maiores” destaca Diego Seminara, Gerente da Regional do Rio Iguaçu da ENGIE Brasil Energia.

“O papel do Sesi Paraná é qualificar as meninas e prepará-las para o mercado de trabalho, além de fazer a interface com as indústrias para conhecerem o projeto com as possíveis novas colaboradoras”, explica a Consultora do Sesi Paraná, Zeni Shisuco Okayama. “A nossa expectativa é fortalecer os potenciais das meninas, criando oportunidades e condições para que cada uma se transforme e seja capaz de desenvolver os atributos necessários a seu crescimento como pessoa, como profissional, como cidadã e como integrante de uma sociedade”, completa.

Com investimento de R$ 350 mil, via Fundo da Infância e Juventude do Município, o projeto contribui com vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) adotados pelas Organizações Unidas (ONU), sendo eles: ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 – Redução das desigualdades; e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

O projeto possui integração com o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, trabalho também desenvolvido pela ENGIE Brasil Energia.

Outras iniciativas com o SESI-PR

Ainda, em 2021, a ENGIE Brasil Energia venceu, na categoria grandes indústrias o “Prêmio SESI ODS” que busca reconhecer, valorizar e divulgar trabalhos em prol dos ODS realizados por indústrias, empresas e instituições de ensino, públicas e do terceiro setor com iniciativas para o alcance das metas no Paraná. A ENGIE foi reconhecida pelo projeto Mulheres do Nosso Bairro.

No Prêmio Peça por peça, também concedido pelo SESI, das dez escolas premiadas cinco contam com o suporte da ENGIE por meio do projeto TransformAção. Essa premiação reconhece as iniciativas que favorecem a transformação do ambiente escolar para o alcance específico do ODS 04 – Educação de Qualidade.

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