Empresas brasileiras estão entre as 250 maiores varejistas do mundo, aponta ranking da Deloitte

Os desafios propostos pela crise da Covid-19, no ano de 2020, foram consideráveis. O momento, que seria de crescimento econômico moderado, porém positivo, foi de contenção e novos planejamentos devido à necessidade de isolamento da população e das consequências da doença. Diante dessa nova realidade, a pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2021”, elaborada pela Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, analisa o desempenho do setor de varejo em diferentes regiões e identificou as 250 maiores empresas globais, com base em dados do ano fiscal de 2019, encerrado em 30 de junho do ano passado.

O relatório mostrou que a receita gerada pelas empresas presentes no ranking foi de US﹩ 4,85 trilhões no ano fiscal de 2019, representando um crescimento de 4,4%, em relação ao ano anterior. No Brasil, quatro redes varejistas ficaram entre as 250 maiores do mundo: Via Varejo (168ª posição), Magazine Luiza (209ª), Lojas Americanas (222ª) e Raia Drogasil (223ª). A receita gerada pelas empresas brasileiras foi de US﹩ 5,22 milhões no ano fiscal de 2019 e a Magazine Luiza e a Raia Drogasil, tiveram um crescimento de 27,5% e 18,5%, respectivamente.

“Mais uma vez o Brasil marca presença no ranking com quatro grandes varejistas e duas delas apresentaram um bom crescimento, impulsionadas, principalmente, pela rápida expansão das lojas, além do desenvolvimento de e-commerce e aquisição de outras marcas. Esse aumento, principalmente em tempos de crise, mostra o quanto é importante as empresas se planejarem e estarem preparadas para novos e imprevisíveis rumos. O que esperamos é que 2021 e os próximos anos, com as medidas que já estão sendo tomadas para conter a pandemia, sejam de ascensão contínua para a economia.”, estima Ricardo Balkins, sócio-líder de Consumer da Deloitte.

Presença norte-americana domina o ranking

Os varejistas norte-americanos contribuíram com quase metade da receita total do ranking de 250 empresas em 2019, e tiveram a maior receita média de varejo, US﹩ 28,6 bilhões, que é muito superior à média global, que é de US﹩ 19,4 bilhões. No ranking da pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2021”, as varejistas norte-americanas Walmart, Amazon e Costco ocupam as primeiras posições no Top 10. O Walmart, inclusive, aparece em 1ª lugar por mais um ano, mantendo sua posição de maior varejista do mundo há mais de 10 anos.

A receita mínima para uma empresa entrar no Top 250 no ranking é de US﹩ 4 bilhões, acima dos US﹩ 3,9 bilhões do ano anterior, com um tamanho médio da empresa de US﹩ 19,4 bilhões. E com o maior número de varejistas (135) na lista Top 250, o setor de produtos de bens de consumo gerou 66% da receita do varejo em 2019. Essas empresas possuem a maior receita média do varejo (US﹩ 23,7 bilhões), porém este é um setor de baixa margem, com a menor margem de lucro líquido de todos os setores (2,0%).

“O e-commerce e os descontos impulsionaram o alto crescimento da receita no varejo”, afirma Evan Sheehan, líder do Setor de Varejo Global, Atacado & Distribuição da Deloitte. “Cinco das dez empresas do ramo que mais cresceram eram varejistas online e sete das 20 empresas que mais cresceram eram varejistas de descontos.”

Global Powers of Retailing 2021

A 24ª edição da pesquisa Global Powers of Retailing foi realizada com 250 empresas, incluídas com base na receita de varejo para o ano fiscal de 2019 (abrangendo os exercícios fiscais das empresas até junho de 2020). O estudo analisa o desempenho entre as geografias e setores de produtos das empresas, além de apresentar uma perspectiva econômica global, destacar as 50 varejistas que mais crescem e as novas entrantes no Top 250.

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