Dois projetos representam a região Sul na final do concurso de inovação Campus Mobile

A região Sul contará com a participação de três jovens na etapa final da 9ª edição do Campus Mobile. Dois paranaenses e uma gaúcha são responsáveis pela criação de dois dos 18 projetos classificados para a última fase do concurso de inovação e empreendedorismo, cuja final acontece em maio deste ano. Realizado pelo Instituto Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do beOn – Hub de Inovação da Claro, a iniciativa reúne jovens e estudantes de todo o País, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções para o segmento mobile que priorizem a tecnologia como ferramenta para a transformação social.

Os projetos que representam a região são focados nas categorias Smart Farms e Diversidade. Pensado para promover a diversidade e a inclusão, o aplicativo Katie, desenvolvido pela gaúcha Jacqueline Dahmer Steffenon, natural de São Leopoldo, junto com estudante paulista Laura Rúbia Paixão Boscolo, auxilia pessoas cegas ou com baixa visão em tarefas cotidianas, como reconhecimento remédios ou leitura de embalagens. O programa provê um assistente visual, baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, capaz de responder dúvidas sobre objetos capturados pela câmera do celular.

Para facilitar os negócios no campo, os estudantes Marcos Paulo Muniz de Andrade e Pedro Henrique Silveira, da cidade paranaense de Dois Vizinhos, criaram a plataforma Leiloae. A solução funciona como um market place e conecta compradores e vendedores de bovinos de todo o Brasil, facilitando as negociações no ambiente digital.

Cada projeto finalista concorre com outras duas soluções em cada uma das seis categorias do Campus Mobile: Saúde, Diversidade, Smart Cities, Smart Farms, Educação e Games.

Neste ano, 10 estados brasileiros estão representados na final, sendo: São Paulo – com cinco projetos e sete estudantes; Minas Gerais – com quatro projetos e sete estudantes; Pernambuco – com dois projetos e seis estudantes; Ceará – com dois projetos e cinco estudantes; Bahia – com dois projetos e quatro estudantes; Paraíba – com um projeto e três estudantes; Pará – com um projeto e um estudante; Paraná – com um projeto e um estudante; Rio Grande do Sul – com um projeto e um estudante; Rio de Janeiro – com um projeto e um estudante.

Os vencedores do concurso serão premiados pelo Instituto Claro com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do mundo. O resultado, com a indicação dos vencedores, será divulgado no mês de maio.

Conheça todos os finalistas no portal: http://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/noticias/apos-semana-imersiva-9a-edicao-do-campus-mobile-divulga-seus-finalistas/

Compartilhar