Dia do Agricultor: conheça cinco tecnologias que podem revolucionar a produtividade do campo

O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, atingindo a representatividade de 27,4% do PIB nacional em 2021. E a cada ano que passa o setor segue crescendo, e muito devido às novas tecnologias disponíveis no mercado e que têm ganhado espaço, modernizando o campo fazendo com que a produção rural avance em qualidade e quantidade de produção.

“A tecnologia precisa ser vista como um instrumento transformador e impulsionador para os produtores rurais. E isso não significa que este precisa ser um processo complexo, inacessível ou dependente da chegada do 5G. Um sistema de gestão vocacionado para o agronegócio, por exemplo, já traz bons resultados e o melhor, resultados rápidos para o produtor, que passa a ter mais visibilidade e previsibilidade de sua produção”, destaca Fabrício Orrigo, diretor de produtos de Agro da TOTVS — maior empresa de tecnologia do país.

Em homenagem aos profissionais que trabalham no campo, neste Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho, a TOTVS listou cinco tecnologias que apoiam a produtividade do produtor rural. Confira:

1. ERP para gestão agrícola

Ter um sistema de gestão agrícola completo para a cadeia produtiva do agronegócio, com flexibilidade para atender os mais diversos tipos de produção é essencial. Um ERP especializado atende demandas diversas e específicas de multicultivo, bioenergia e até mesmo originação e beneficiamento, por exemplo. Com o sistema, é possível gerenciar diferentes etapas do processo, desde o planejamento da produção, orçamento, compra de suprimentos, colheita, análise de qualidade até mesmo a comercialização.

2. Controle Fitossanitário 

Outra tecnologia que revoluciona a vida do produtor rural são soluções que realizam o controle fitossanitário, com registro de armadilhas instaladas e insetos capturados, em que todos os pontos onde são feitas inspeções são georreferenciados, possibilitando a rastreabilidade do trabalho feito em campo. Com essa tecnologia, também é possível identificar pragas e consultar informações sobre o inseto e defensivos recomendados para combatê-los.

3. Portal de Comercialização 

Um portal de comercialização proporciona o gerenciamento de todas as etapas que envolvem a comercialização de commodities agrícolas. A ferramenta proporciona a gestão completa de todos os processos de precificação, negociação, contratos, logística e muito mais. Observe se a solução ofertada se conecta aos demais sistemas de backoffice utilizados, garantindo uma visão completa da operação para uma melhor gestão financeira de contratos, geração de minutas e garantias, gestão de preços e reservas de lotes.

4. IoT no Campo 

Já existem no mercado também sistemas que permitem a conexão de tratores, colheitadeiras, drones e sensores ao sistema de gestão, garantindo a coleta e centralização de informações em um único local. Dessa forma, os produtores têm acesso em tempo real aos dados de toda a propriedade, eliminando preenchimentos manuais e podendo direcionar de forma efetiva a aplicação de insumos, aumentando assim a produtividade e otimizando o tempo.

5. Portal de relacionamento 

Estreitar a relação entre os stakeholders da cadeia produtiva do agronegócio – produtor, cliente e seus fornecedores – é um diferencial importante. Para isso, um canal de relacionamento no qual usuários podem acessar as informações sobre entrega, condições e serviços prestados é o melhor caminho. O acesso às informações de forma transparente e rápida, transmite maior segurança para a realização de negócios.

“As soluções da TOTVS atendem aos mais variados portes de propriedades rurais ou agroindústrias. Temos um portfólio extenso de soluções, além de profissionais especializados para orientar, auxiliar e atender às necessidades de cada produtor”, reforça Fabrício Orrigo.

Compartilhar