Com auditório lotado, PUCPR inicia Programa de Formação de Talentos em Tecnologia da Informação em parceria com Bradesco e Visionnaire

102 alunos aprovados entre quase 600 inscritos iniciaram as aulas de um programa que vai capacitar novos talentos para trabalhar em projetos de tecnologia da informação do Bradesco. O programa é uma parceria da área de TI do banco com a PUCPR e a empresa Visionnaire.

Na aula inaugural, o decano da Escola Politécnica Marco Antonio Paludo apresentou a instituição aos alunos e destacou a classificação da PUCPR como melhor universidade privada do Paraná e terceira melhor do Brasil, de acordo com o Times Higher Education Latin America University Rankings 2022.

A formação nesse novo programa é em desenvolvimento de software em cinco áreas: Front-end, Back-end, DevOps, Android e iOS. As aulas vão ser presenciais, no campus da PUCPR em Curitiba, com encerramento entre dezembro de 2022 e março de 2023, de acordo com a área de formação de cada aluno.   

São 4 módulos e aproximadamente 51 disciplinas, com uma média de 10 disciplinas por Trilha, ministradas por professores com experiência nas tecnologias selecionadas..

O professor Fábio Binder coordenador da Apple Developer Academy, destaca o uso da metodologia CBL – Challenge Based Learning, baseada em desafios, para a formação da turma. “Já temos professor formado nessa metodologia na primeira turma, destaca”. Para a Trilha de iOS Nativo para plataforma Apple, ele explica que “a PUCPR conta com laboratórios de iMacs de última geração e é parceira oficial da Apple para formação em programação iOS”.

Márcio Silva Alves, gerente de TI do Bradesco lembra que esse é o segundo projeto unindo o banco, a PUCPR e a Visionnaire na formação de desenvolvedores. Ele ressalta que “a digitalização bancária no Brasil é uma das mais avançadas do mundo, um case mundial. Há demanda muito maior que a oferta para preenchimento de vagas no setor”. 

Sérgio Mainetti Jr., sócio fundador da Visionnaire, destaca a qualidade da turma selecionada. “Esses participantes já são vencedores. Dos vários passos do processo seletivo, houve uma prova e entrevistas individuais com quase 150 pessoas, e pudemos observar que a qualidade dos inscritos era muito boa. Isso é mérito da PUCPR com seu alcance de alunos, mérito da equipe organizadora, mas principalmente mérito dos próprios participantes, que acreditaram no projeto, decidiram se inscrever e estão junto com a gente”, completa Sérgio. 

A diretora de TI do Bradesco também participou da primeira aula. Cristina Pinna destaca a importância de se trabalhar upskilling de competências dentro do Bradesco. “Estamos investindo em diversos programa de formação, incluindo funcionários de outras áreas que tenham interesse em atuar na tecnologia, programas de estágio e incentivo para aprendizado de novas tecnologias, dos próprios profissionais da TI. São diversas iniciativas, visando aumentar a diversidade dos profissionais. Os programas envolvem as áreas de infraestrutura, desenvolvimento de software, segurança e arquitetura”. Cristina também comentou sobre a valorização da presença feminina cada vez maior no setor. “Temos diversas colegas mulheres atuando em tecnologia no Bradesco, incluindo cargos de liderança, desempenhando de forma brilhante. Temos programas com parceiros que capacitam mulheres para trabalhar em TI e também programas internos de incentivo para  que, cada vez mais, as mulheres atuem em tecnologia e busquem posições de destaque. Precisamos acabar com o viés inconsciente de que carreiras ligadas às áreas de Exatas e Tecnologia não são para mulheres”, explica Cristina.

Compartilhar