Marca celebra trajetória de quase sete décadas destacando avanços em logística reversa, economia circular e metas ambientais
A Britânia, uma das marcas mais tradicionais do setor de eletroportáteis do Brasil, completa 69 anos reforçando não apenas sua presença nos lares brasileiros, mas também seu compromisso crescente com a sustentabilidade e com um futuro mais responsável do ponto de vista socioambiental.
Fundada em 1956 em Curitiba (PR), a marca começou sua atuação com a fabricação de fogões e móveis metálicos e, ao longo das décadas, foi expandindo seu portfólio e presença nacional. Atualmente, consolidada como uma das principais empresas de eletroportáteis do Brasil, está presente em 98% dos lares brasileiros e mantém estruturas em diversas regiões do país com fábricas, centros de distribuição, escritórios e showrooms em cidades como Curitiba, Maringá, Joinville, São Paulo, Linhares e Manaus.
Além da trajetória de crescimento, a Britânia avança de forma consistente em iniciativas voltadas à preservação do planeta, aproveitando seu aniversário e o Mês do Meio Ambiente para destacar os avanços rumo a um futuro mais consciente e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Entre as iniciativas de destaque estão as parcerias com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), Ambipar e Green Eletron, com foco na logística reversa e no descarte ambientalmente adequado de produtos em fim de vida útil. Com a ABREE, já foram coletadas e tratadas 20.148 toneladas de resíduos eletroeletrônicos até abril de 2025, por meio de uma rede com mais de 3.500 pontos de coleta espalhados por mais de 1.200 municípios. Já com a Ambipar, o volume tratado no mesmo período já representa 33% da meta anual. As ações impactam diretamente a preservação de recursos naturais gerando uma economia estimada em mais de 35 mil kWh de energia, quase 35 mil litros de água, além da redução na emissão de mais de 11 toneladas de CO₂.
A empresa também mantém uma política de Zero Resíduos em suas fábricas, garantindo que todos os resíduos industriais sejam reciclados ou reaproveitados, evitando o envio a aterros sanitários. Além disso, o relacionamento com os consumidores também reflete essa preocupação, em seu Serviço de Atendimento ao Consumidor, a marca orienta sobre o descarte correto de eletrodomésticos usados promovendo a conscientização ambiental.
“Ao longo desses 69 anos, a Britânia evoluiu junto com o mercado e com os consumidores. Hoje, mais do que oferecer produtos, temos o compromisso com um futuro mais sustentável. Trabalhamos para que nossas operações estejam alinhadas com práticas responsáveis e com os desafios ambientais atuais”, afirma Claudia Trancozo, gerente do setor jurídico e participante do comitê de ESG da Britânia.
- Abertas inscrições para o Prêmio ACP de Sustentabilidade 2025
- KPMG: Fusões e aquisições sobem 5% na região Sul
- Buscas por elétricos usados crescem 60% no primeiro semestre de 2025 no Paraná, aponta Webmotors
- PMEs online do Paraná faturaram R$ 134,5 milhões no 1º semestre de 2025
- Dürr celebra parceria com a Selettra e projeta novas soluções em tecnologia