Atração de empresas para o Biopark comprova que não há fronteiras para a inovação

Com benefícios exclusivos, Biopark gera oportunidades para empresas da região, de outros estados e países

Quando o assunto é inovação, não existem fronteiras territoriais. No Biopark, a missão de estimular negócios disruptivos por meio de diversos benefícios tem despertado a atenção de empreendedores de diferentes regiões do Brasil e também de outros países. Só nos primeiros dois meses de 2021, 14 novas empresas e startups ingressaram no ecossistema vindas dos Estados de São Paulo, Paraná, Piauí, Ceará e Rio Grande do Sul e também de outros países, como Chile e Peru. Ao todo já são mais de 100 negócios atuando no local. 

A possibilidade de acesso ao mercado brasileiro foi um dos fatores que levou a empresa chilena Nodust a ingressar no Biopark no início do ano. “Estamos concentrados em mercados importantes, como Chile, México e Argentina e esse ano decidimos expandir nossa presença para o Brasil, pois vemos o país com grandes expectativas e acreditamos que o Biopark poderá auxiliar a acessar esse mercado” explica Pablo Morbiducci, fundador da empresa e que atualmente também atua no Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde desenvolve novas tecnologias.  

A Nodust criou um dispositivo eletrônico que otimiza o sistema de ar-condicionado das cabines de veículos pesados, diminuindo a presença de vírus e materiais tóxicos, o que auxilia na prevenção de doenças respiratórias dos operadores. Ela é uma das 19 empresas internacionais presentes no Biopark e que recebem toda a ajuda necessária para instalação, desde documentação, abertura da empresa no Brasil, até curso de Língua Portuguesa.  

Já para a Global Eletronics, de Guaíba, no Rio Grande do Sul, entre os diferenciais encontrados no ecossistema estão a mão de obra qualificada e a possibilidade de networking com outras residentes. “No Biopark encontramos um ecossistema muito saudável. Já identificamos várias empresas com potencial para parcerias e também percebemos que aqui é um polo excelente para mão de obra, com muitos cursos e faculdades”, explica Nickel Strider, CEO da empresa.  

Há dez anos no mercado, eles atuam na manufatura de placas e produtos eletrônicos, além de assessoria completa e diagnóstico de competitividade para seus clientes, que vão desde pequenos negócios até grandes multinacionais. A empresa estuda a montagem de uma linha de produção de seus componentes no empreendimento.  

Do outro extremo do país, de Fortaleza, no Ceará, veio a Aironnet Systems, que oferece soluções em pesquisa, inovação, robótica e inteligência artificial. Foi o agronegócio regional, principalmente a oportunidade de desenvolver soluções para a suinocultura, que atraiu a empresa. “A proposta de ter um espaço, networking com outras empresas, todo um acompanhamento/mentoria, além de outros benefícios em troca do crescimento nos motivou muito a entrar no Biopark. Aqui iremos trabalhar com automação do mercado de suinocultura utilizando inteligência artificial e RFID, contribuindo para o desenvolvimento da região”, explica Marcelo Laranjeira Melo, CEO da empresa. 

Mas também há espaço para quem está logo ali do lado. É o caso da Mann Tecnologia, que está localizada em Novo Sobradinho, distrito de Toledo, há poucos quilômetros do Biopark. A empresa está trabalhando no protótipo de um compressor booster isento de óleo, um produto ainda não fabricado no Brasil capaz de atender vários tipos de demanda. “O Biopark nos propicia um relacionamento diferente com o cliente, tendo mais credibilidade e visibilidade. Estando aqui esperamos um crescimento substancial em 2021”, comenta Fernando Libermann, proprietário da empresa.  

De acordo com Luiz Donaduzzi, fundador e presidente do Biopark, o objetivo é gerar ‘densidade’ empreendedora. “Olhamos para o potencial das empresas, especialmente a capacidade de inovar e criar postos de trabalho”, destaca. 

Programa de Residência  

Por meio de um Programa de Residência, no Biopark empresas e startups têm acesso a diversos benefícios. Entre eles estão estrutura física em espaços que vão desde salas exclusivas para escritórios, laboratórios, áreas industriais ou coworking, de acordo com a necessidade de cada negócio, com isenção de aluguel durante um ano. 

Além disso, as empresas são acolhidas e recebem os subsídios para que se desenvolvam de maneira viável, cresçam e tenham sucesso. Completam a lista de benefícios o acesso a know-how em assuntos como qualidade e gestão; mentorias; plataforma de networking; visibilidade; formação e seleção de mão-de-obra qualificada; acesso a fontes de financiamento confiáveis e seguras; e acesso a serviços com valores negociados. 

“Os benefícios que oferecemos para atrair e reter as empresas no Biopark refletem a nossa experiência enquanto empreendedores há mais de 40 anos. Eu reuni os principais pontos que afetam o desenvolvimento de uma empresa e os transformei em uma série de benefícios”, enfatiza Donaduzzi. 

Podem fazer parte do programa empresas de todos os tamanhos, startups ou já consolidadas que atuem de maneira inovadora nas áreas da Saúde, Tecnologia da Informação e Agronegócio. Para saber mais basta acessar www.biopark.com.br/empresas e a equipe do Biopark entrará em contato. 

“Nossa expectativa é finalizar 2021 com 300 empresas no Biopark, destas, 40 devem ser internacionais”, finaliza Luiz Donaduzzi.

Compartilhar