7 inovações da indústria contra a Covid-19

Novas tecnologias de enfrentamento à pandemia, desenvolvidas em parceria com a EMBRAPII, movimentam a indústria nacional
Iniciativas públicas e privadas têm contribuido para o desenvolvimento de novas tecnologias para o enfrentamento à Covid-19. São projetos de inovação que contam com o financiamento e apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença. Ao todo, os valores aportados superam a marca de R$ 40 milhões em mais de 60 projetos de inovação, alguns, inclusive, já estão no mercado.

Veja alguns exemplos:
Ventilador pulmonar (Inatel – MG)O diferencial do projeto é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória. 

Monitoramento de contágio (IFPB)Criado por uma startup, software permitirá mapear, com uso de Inteligência Artificial, o risco de contágio do novo coronavírus no ambiente de trabalho e locais de grande circulação de pessoas. 
 


Respirador da NASA(Senai Cimatec BA)Desenvolvimento em escala de um novo tipo de ventilador pulmonar. O aparelho, criado pela NASA, é o primeiro a ser homologado no mundo e já obteve a homologação da ANVISA para produção industrial.
Teste rápido (IPT – SP)Criado por uma startup, este teste tem espera máxima de uma hora para o resultado e sem necessidade de exposição ao ambiente hospitalar. Capaz de identificar a presença de material genético do coronavírus na saliva. Este modelo permite o diagnóstico em estágio inicial e evita a contaminação de outras pessoas.
Pulmão auxiliar (Eldorado SP)Equipamento capaz de fazer a oxigenação do sangue de maneira extracorpórea. A tecnologia é pioneira no país e importante no tratamento de pessoas em estágio avançado da doença, funcionando como um pulmão auxiliar. 

Triagem remota (Instituto Senai de Inovação RS)Uma nova tecnologia vai evitar que profissionais de saúde que atuam nas triagens de unidades hospitalares fiquem expostos no momento do atendimento inicial a pacientes que suspeitam de Coronavírus. O sistema usa Inteligencia Artificial para analisar o paciente de maneira remota a partir de sinais vitais e respostas a um questionário no momento da triagem.  
 

Sanitizante natural (Instituto Senai de Inovação MS)Desenvolvimento de sanitizante com ação antibactericida e antifúngica a partir do bio-óleo da macaúba, tipo de palmeira nativa brasileira com alto teor de óleo.
O produto poderá ser utilizado para esterilização de grandes áreas públicas, áreas comuns em estabelecimentos comerciais ou residenciais, calçadas ou transporte público.
Compartilhar