52% dos RHs acreditam que a transformação digital e o uso da tecnologia no recrutamento são as maiores tendências de R&S em 2021

A Gupy , empresa líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, realizou nos dias 14 e 15 de abril o evento Gupy Compartilha, que recebeu mais de 6.000 inscrições de profissionais de RH de todo o Brasil. O evento contou com palestrantes como José Roberto Daniello, CPO da Alpargatas, Raquel Andrade Werner Brandão, Superintendente de Pessoas do Itaú, Caio Zaio, Gerente de Diversidade e Inclusão da Ambev, e outros líderes de grandes empresas como Renner, Continental, Domino’s, Arco, PMWeb e Nexa.

Durante o evento, onde foram abordados temas como Recrutamento e Seleção, Digitalização de processos de admissão, People Analytics e Diversidade e Inclusão, foi realizada uma pesquisa ao vivo com os participantes do evento, que ultrapassaram a marca de 600 pessoas simultaneamente, e os dados levantados foram bem expressivos: 39% dos profissionais de RH acreditam que as principais tendências de R&S (Recrutamento e Seleção), em 2021, incluem a digitalização e utilização de Inteligência artificial, enquanto mais de 13% vê como tendência a seleção de talentos orientada a dados. Além da tecnologia, outra propensão é a diversidade: 17,39% dos profissionais afirmaram que a adoção de ações e práticas de diversidade e inclusão serão os principais caminhos do mercado de R&S.

Quanto aos desafios do setor nos processos de admissão, 43,21% dos profissionais de RH apontaram os erros na documentação e muita papelada, seguido por lentidão e burocracia (35%) e experiência negativa para o DP, gestores e contratados (21,79%).

Segundo Guilherme Dias, CMO e cofundador da Gupy: “A pandemia acelerou muitas tendências para o setor de Recursos Humanos e deixou claro que trata-se de uma área estratégica para as empresas: lidar e cuidar de gente passou a ser a prioridade na adaptação ao trabalho remoto. Porém, o RH é um dos setores mais desatualizados em termos de tecnologia. Saber que os participantes do Gupy Compartilha já enxergaram a necessidade dessa transformação digital nos deixa ainda mais motivados a seguir colaborando com o crescimento do ecossistema de HR Techs, que em 2019 foi o terceiro setor que mais concentrou o capital investido nas startups no Brasil, com 11.6% do total, segundo estudo do Distrito HR Tech Report Brasil 2020” .

Compartilhar