15ª ExpoFrísia acontece em maio

A mais expressiva região produtora de leite do Brasil é a dos Campos Gerais do Paraná. Os municípios de Castro e Carambeí estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na produção leiteira nacional, com 363,9 milhões e 224, 7 milhões de litros, conforme último levantamento Produção Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E é nesse cenário que acontecerá a 15ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras da pecuária leiteira do Brasil, que reúne o melhor em genética, manejo e produtividade. A ExpoFrísia tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia, e acontece entre os dias 12 e 14 de maio, no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).

Após duas edições adiadas, devido à pandemia de covid-19, a tradicional ExpoFrísia chega à 15ª edição com as novidades na pecuária leiteira, que está em constante evolução. Organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a feira conta com a exposição do gado Holandês Vermelho e Branco e Preto e Branco.  Na ocasião, será apresentado o Catálogo de Touros da Intercooperação, em que serão expostas as melhores genéticas de animais para auxiliar os criadores.

Programação

No dia 12 (quinta-feira), das 17h às 18h, será realizada uma palestra técnica ministrada por um especialista da Fundação ABC e a etapa do Concurso de Silagem. Haverá ainda uma palestra sobre o mercado do agronegócio.

No dia seguinte, a partir das 9h, inicia o julgamento dos animais. O primeiro será a gado Jovem Holandês Vermelho e Branco e, a partir das 13h, o de Jovem Holandês Preto e Branco. 

O Clube de Bezerras e o Fraldinha serão a partir das 17h30, sob a coordenação do setor de Pecuária Leiteira da Frísia. Essas exposições reforçam a conexão entre a criação e as novas gerações, promovendo o despertar para os cuidados e a responsabilidade sobre a produção leiteira futura. O Clube reúne filhos de cooperados e de colaboradores que se empenham durante o ano para apresentar os melhores animais. 

Já no sábado, dia 14, a partir das 9h, começa a Copa dos Apresentadores, em que participantes das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, divididos em três categorias, têm o desempenho avaliado.

Também no dia 14, a partir das 10h30, começa o julgamento dos animais Adulto Holandês Vermelho e Branco. No período da tarde, às 15h, terá o julgamento do Adulto Holandês Preto e Branco. O julgamento final acontece às 18h.

Além da exposição dos animais, a ExpoFrísia apresenta aos visitantes tecnologias e produtos selecionados pelos expositores para gerar eficiência, redução de custos e aumento da rentabilidade ao produtor rural com sustentabilidade.

Confira

Quinta feira, 12/05

17h às 20h: Palestras técnicas

19h às 20h30: Palestras mercado do agronegócio 

Sexta feira, 13/05

9h: Julgamento Jovem HVB

13h: Julgamento Jovem HPB

17h30 às 19h: Clube de Bezerras 

Sábado, 14/05

9h: Copa dos Apresentadores

10h30: Julgamento Adulto HVB

15h: Julgamento Adulto HPB

18h: Julgamento final

Serviço

15ª ExpoFrísia

Data: 12 a 14 de maio (quinta a sábado)

Horário: Quinta: 17h às 20h30

      Sexta: 9h às 19h

      Sábado: 9h às 18h

Local:       Parque de Exposições Frísia

              Anexo ao Parque Histórico de Carambeí

              Avenida dos Pioneiros, 4.050

            Carambeí (PR)

Entrada gratuita mediante inscrição prévia no site: www.expofrisia.com.br

Observação: Os Protocolos de saúde respeitarão à vigência conforme decreto municipal no período de realização da feira. Tenha sempre disponível o comprovante de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID obtido no aplicativo “CONECT SUS”, do Ministério da Saúde.

Compartilhar