Como trabalhar bem em home office

A pandemia do coronavírus tem interferido na rotina de cidades e de profissionais e levado um número cada vez maior de empresas a adotar o home office para os seus funcionários. Algumas posturas básicas são indispensáveis para um trabalho remoto eficaz, como organização, disciplina e bom fluxo de comunicação. No entanto, essas rotinas não são suficientes num cenário de crise e isolamento prolongados.

“A rotina de home office, numa situação como a que estamos vivendo, não deve levar em conta só a efetividade do trabalho, mas também o uso dos canais digitais para manter as relações humanas cultivadas nos ambientes físicos”, afirma Alexandre Bessa, professor de Canais Digitais na Pós Graduação da ESPM São Paulo. “Devemos evoluir das redes sociais como simples meios de contato para as redes sociais como formadoras de grupos coesos, como os que temos pessoalmente.”

Confira algumas dos conselhos de Bessa para o uso eficiente e saudável do home office:

• Use a tecnologia não somente para trabalhar, mas também para manter a proximidade pessoal com os colegas

• Mantenha o seu senso de equipe mesmo a distância

• Utilize a situação adversa para desenvolver canais de comunicação mais efetivos com colegas, clientes e fornecedores

• Mantenha o bom humor no trato com todos, apesar do ambiente de tensão. Isso tornará o cotidiano do trabalho mais leve no seu entorno digital

• Se organize para as conference calls, produzindo documentos comuns que melhorem o fluxo de trabalho de todos. Fale e escute nos momentos apropriados, para evitar ruídos

• Cuidado com o uso negativo das redes sociais, em especial com a disseminação de pânico sobre covid-19

• Não abandone sua rotina diária, horários e os cuidados com seu corpo e alimentação

Compartilhar
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.