Coding Dojos: como aperfeiçoar técnicas em desafios de programação

O DB1 Group, formado por empresas brasileiras de tecnologia com sede em Maringá – PR e bases operacionais na Argentina e Estados Unidos, está há 20 anos no mercado oferecendo soluções para setores como desenvolvimento de software, e-commerce, crédito consignado, inteligência artificial entre outros, leva como objetivo principal impactar positivamente a vida das pessoas que têm contato com a empresa.

Para aperfeiçoar ainda mais as atividades que visam a melhoria no ambiente e qualidade de trabalho, o Comitê Técnico do DB1 Group preparou um leque de ações de conhecimento técnico, com objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar as pessoas a fazerem o mesmo; principalmente para os desenvolvedores, que compõem uma média de 50% dos funcionários da empresa. A meta é que o DB1 Group se torne referência em conhecimento técnico por parte dos colaboradores.

A primeira ação consiste no Coding Dojos, que são encontros nos quais um grupo de programadores se reúne para treinar técnicas e metodologias de desenvolvimento de software por meio da solução de pequenos desafios de programação. O primeiro treinamento está dividido em duas datas – 05/02 e 19/02 -, será transmitido aos home offices e será com linguagem de programação aberta com foco em:

Pair Programing, uma técnica de desenvolvimento de software ágil em que dois programadores trabalham juntos em uma estação de trabalho;

Baby Steps, que como o próprio nome já diz, se trata basicamente de análises de situações complexas e incertas, definindo os primeiros pequenos passos para a realização deles; feedbacks e avaliação final para dar continuidade a outras etapas; e, para concluir, uma rodada de testes.

Test Driven Development (TDD), em tradução livre, o desenvolvimento guiado por testes se trata de uma técnica de desenvolvimento de software que aborda o conceito de verificação e validação por meio de um ciclo curto de repetições.

Além desta, outras atividades estão planejadas pelo Comitê Técnico do DB1 Group para este ano, entre elas Hackhaton, podcasts, trilhas, fishbowl, meetups.

Ainda dentro das ações para capacitação profissional, há vários anos são promovidas as chamadas “Lightning Talks”: palestras de até 30 minutos apresentadas pelos colaboradores da empresa dentro do horário de trabalho. Cada uma delas possui um tema direta ou indiretamente ligado com o core business da DB1 e, desde o começo, a adesão superou as expectativas. Hoje existe um calendário de eventos. A ideia é realizar um bate-papo informal, curto, realizado de colaborador para colaborador com cunho voltado totalmente para compartilhar conhecimento. É uma prática que virou parte do dia a dia da empresa e bastante apreciada pelos colaboradores.

A apresentação é realizada ao vivo no “DB1 Talk”, um espaço projetado exclusivamente para demonstrações e compartilhamento de conhecimento para os colaboradores presentes, ou por streaming – para quem não puder acompanhar pessoalmente – além de ser gravada para consulta posterior.

Em 2019, o DB1 Group foi classificado em 2º lugar na categoria “Tecnologia e Computação” entre as 150 melhores empresas para você trabalhar no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Você S/A. Além disso está há onze anos consecutivos também entre as melhores empresas para se trabalhar pelo ranking da GPTW (Great Place to Work).

Compartilhar
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.