Vendas no e-commerce crescem e apontam para a tendência do omnichannel

Por Vanderlei Kichel

A crescente presença do varejo no universo virtual fez com que as vendas do setor, via comércio eletrônico, atingissem 2,3 trilhões de dólares no último ano em todo o mundo, de acordo com a pesquisa da eMarketer.

E quando avaliamos os negócios do varejo de moda e têxtil, a consultoria DOM Strategy Partners afirma que 67% das empresas deste segmento vão focar suas atuações digitais em lojas virtuais, tendo um incremento de aderência na casa dos 5% em relação ao ano passado.

São números expressivos, que trazem consigo a necessidade da operação online se integrar à loja física para fomentar a inovação do varejo. O conceito de multicanalidade tem como desafio sentir na pele o dia a dia da dinâmica de operar em uma loja física integrada à virtual. Isso permite identificar pontos de melhoria na tecnologia de integração, bem como nos processos omnichannel.

É um a iniciativa que envolve não somente a tecnologia, mas o treinamento e o acompanhamento tanto da equipe, como do backoffice da loja, que abrange estoque, logística e questões fiscais, entre outros pontos.

Ter uma ferramenta que integre todas as informações das operações física e digital promove não só a ampliação das vendas, mas também o avanço no processo de compra do cliente.

É uma via de mão dupla. À medida em que os lojistas que têm atuação regional melhoram a visibilidade de suas marcas e expandem seu território de atuação, realizando vendas em todo o Brasil, os clientes têm mais comodidade e acesso ao realizar compras por meio da versão virtual.

Este é o momento de apoiar os lojistas na presença virtual por meio do e-commerce para, posteriormente, prepará-los para as novidades que virão em prol de uma jornada de compra mais assertiva acompanhada de uma experiência mais relevante.

Contudo, ainda há muita margem de melhorias nas lojas tradicionais, que resulta no estímulo em frequentar a loja física. O cliente deve ser priorizado em todos os pontos de venda, seja ele off-line ou online. E, para isso, a integração das tecnologias é primordial para suportar o autoatendimento em toda a cadeia de valor do setor, da indústria ao consumidor final.

Vanderlei Kichel, CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista

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