Smart City Expo Curitiba 2019 vai incluir rodadas de negócios e reunir 6 mil participantes em torno de urbanistas consagrados

O iCities, a FIRA Barcelona e a Prefeitura Municipal de Curitiba lançaram oficialmente nesta terça-feira, dia 9, o Smart City Expo Curitiba 2019, a segunda edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. A expectativa é de receber pelo menos seis mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior, durante os dias 21 e 22 de março de 2019, no Expo Barigui, em Curitiba.

O prefeito Rafael Greca e Victor Moreno, dirigente da FIRA Barcelona, que veio à cidade especialmente para a ocasião, destacaram a importância de Curitiba ter sido escolhida cidade sede para o evento e incentivaram a participação no Smart City, tanto nos debates sobre a transformação inteligente da sociedade quanto na disseminação das práticas inovadoras que o evento é capaz de reunir.

Entre as novidades da edição de 2019 está a duplicação da área de exposição com soluções para cidades inteligentes e a ampliação da área de congresso, que abrigará mostras paralelas e terá capacidade para receber mais de 1,6 mil pessoas simultaneamente. Também serão implementadas rodadas de negócios destinadas a empresários e executivos das mais diversas áreas.

As palestras e debates terão quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes, governança em cidades digitais, cidades criativas, sustentáveis e humanas e planejando cidades inovadoras e inclusivas. Além das novas tecnologias e inovações para diversas áreas das cidades o tema para 2019 é “Planejando as cidades que queremos”. Sob este aspecto do planejamento urbano e implementação de soluções, a organização do Smart City Expo anunciou a vinda de urbanistas consagrados mundialmente. Os nomes serão definidos em Barcelona, em novembro, durante o congresso mundial.

Assim como na primeira edição, as startups curitibanas poderão exibir suas soluções e produtos na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade, destacou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento. A parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) também será mantida para receber administradores municipais de todo o Brasil.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, mencionou as principais inovações implantadas pela cidade no último ano, como a modernização dos Faróis do Saber e da Inovação e a capacitação de milhares de empreendedores pelo programa Vale do Pinhão, entre outras ações. Tais ações vêm sendo reconhecidas e premiadas. Entre os destaques estão o primeiro lugar obtido por Curitiba no ranking Connected Smart Cities, da Urban Systems, como a cidade mais inteligente do país, e a premiação internacional da Prefeitura em Puebla, no México, pelo aplicativo Saúde Já.

Segundo o prefeito, a realização da segunda edição do Smart City Expo Curitiba reforça o papel de Curitiba como cidade transformadora. “Queremos trazer esse espírito de inovação e modernidade que a cidade de Barcelona tem e é muito importante recebermos mais uma edição desse evento. Teremos muitas novidades e possibilidades de negócios que ajudarão a cidade a criar e implementar um ecossistema de soluções inteligentes para impactar a sociedade positivamente. Nós somos muito felizes com o fato de a Fira Barcelona ter escolhido Curitiba como cidade sede de seus eventos”, afirmou Greca.

“Desde 2011, o iCities tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de soluções para as cidades inteligentes. Com essa segunda edição do Smart City Expo Curitiba queremos realizar debates e exibir alternativas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas em diversas áreas, como a saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico”, disse o diretor de marketing e cofundador do iCities, André Telles.

O lançamento teve a presença também do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, de presidentes de empresas e representantes de universidades, associações, federações, institutos, startups, coworkings e investidores.

Hyperloop TT – meio de transporte futurista

Durante o evento de lançamento, o head de desenvolvimento de negócios no Brasil da HyperloopTT, Ricardo Penzin, também explicou como funciona o hyperloop, um meio de transporte futurista concebido pelo empresário Elon Musk, em 2013. A tecnologia consiste em uma cápsula que viaja em um trilho de alumínio através de um túnel a vácuo e que pode atingir velocidades de até 1.100 km/h. A sucção de ar acontece por meio de painéis solares instalados ao longo de todo o túnel, tornando o meio 100% renovável. Recentemente, a empresa lançou em Toulouse, na França, o protótipo de um hyperloop que deve entrar em operação comercial em 2019.

Com unidades em 12 países, Penzin destacou que o hyperloop é um conjunto de tecnologias já existentes e que possui um modelo de negócios pensado no ser humano. “Temos um modelo de negócios que nos permite reunir talentos de todo o mundo no desenvolvimento de uma solução focada no conhecimento do usuário sem exceção. Temos centros de inovação e de pesquisa e desenvolvimento, além de parcerias com universidades que permitem produzir inovações para o transporte mundial”, explicou ele.

No Brasil, a empresa mantém um centro de inovação na cidade de Contagem, em Minas Gerais, e quer ampliar a parceria com universidades e companhias para o desenvolvimento de novas soluções.

Comitiva para o Smart City Expo World Congress

O iCities promoverá, entre os dias 12 e 18 de novembro, o Barcelona Smart City Week, uma missão internacional destinada a executivos, empresários e representantes de diversos municípios brasileiros. Na capital da Catalunha, os convidados realizarão uma imersão em debates e visitas técnicas que serão realizadas durante o Smart City Expo World Congress, o maior fórum mundial sobre smart cities.

Além da participação nos três dias de evento, os presentes participarão de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft.

Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.