TCS inaugura sede e inicia operações em Londrina

Primeira parte do novo delivery center começa a funcionar em um espaço com capacidade para 700 pessoas. Empresa espera gerar até 4.000 postos de trabalho de acordo com seu desempenho no Brasil

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, acaba de iniciar as operações de seu novo delivery center em Londrina, no Paraná. A expansão foi anunciada em janeiro, com assinatura de um termo de cooperação com a prefeitura da cidade. O escritório deverá ser o maior da empresa no Brasil e em língua Portuguesa no mundo – acompanhando a estratégia da TCS de acompanhar seus clientes rumo à era do Business 4.0, de forma inteligente, Agile, Automatizada e na nuvem. A empresa segue operando normalmente nas suas unidades em Alphaville, São Paulo, e no Rio de Janeiro.

O delivery center, localizado na Avenida São Paulo, está na região central da cidade, próximo ao terminal de ônibus urbano. A unidade terá capacidade para 700 colaboradores quando pronta, com a previsão de chegar a 4.000 postos de trabalho locais com foco em TI e BPO (Business Process Outsourcing, na sigla em inglês) nos próximos anos.

A escolha de Londrina para ser a sede do novo delivery center da TCS se deve ao grande potencial tecnológico local para se tornar um dos principais polos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil. Além disso, a cidade também possui características valiosas relacionadas à qualidade de vida dos seus habitantes, como transporte público eficiente, segurança, fácil locomoção e grande presença de universidades.

Além disso, de acordo com Marcelo Wurmann, CEO da TCS para a América Latina, “nosso novo Delivery Center em Londrina permite à TCS ampliar ainda mais sua oferta de serviços, experiência e amplo conhecimento ao mercado latino-americano, especialmente ao Brasil, que é um dos principais países responsáveis pelo crescimento da empresa. Esta nova sede potencializa nossa capacidade de criar valor exponencial e experiência exclusiva aos nossos clientes que acompanhamos rumo à era do Business 4.0”.

Como parte das suas políticas de contribuição social, a TCS investe na mão de obra local com programas educacionais em conjunto com as entidades do município. Entre as iniciativas, a companhia traz para Londrina os seus programas goIT e Enable, que têm como objetivo desmistificar as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia da Informação, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) e ajudar os alunos a ganhar conhecimento e confiança para atuar nesse segmento, tornando-se os futuros líderes da área de TI. Dentro do programa goIT, desde sua implementação no país, a TCS já capacitou 6.853 jovens em tecnologia, com a realização de workshops, palestras e Hacktahons voltados para desenvolver pessoas e motivar novas ideias.

Segundo Tushar Parikh, Country Head da TCS para o Brasil e Segment Head Latam para a área de BFSI, “Londrina caminha para se consolidar como novo polo tecnológico brasileiro e a TCS quer fazer parte desta história e ajudar nesse movimento. Agradecemos a parceria com a prefeitura de Londrina e, além de estruturar nossas operações, vamos investir na qualificação da mão de obra local e gerar empregos na própria cidade. Nosso objetivo é preparar os novos funcionários da TCS para a era do Business 4.0”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Claudio Tedeschi, acredita que a escolha da TCS por Londrina comprova a capacidade do município em atrair grandes marcas ligadas à tecnologia, além de demonstrar que há coesão do setor produtivo. Para ele, a conexão dos players através de um diálogo contínuo para fomentar o desenvolvimento do polo de TI e a organização do ecossistema de inovação foram preponderantes para que a região atraísse “este investimento com potencial de alavancar o mercado de trabalho e a economia como um todo”. E conclui: “Estamos muito felizes com a inauguração deste delivery center e com todo o plano de negócios do Grupo Tata para a região. Acreditamos que o êxito desta unidade vai inspirar as novas gerações a olharem o Norte do Paraná como uma terra desenvolvida e promissora”.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, declarou que “muito nos alegra a vinda da TCS, segunda maior empresa de tecnologia do mundo, que tem intenção de criar quatro mil empregos diretos em Londrina”. De acordo com Marcelo, no fim da implantação, a TCS será a maior empresa da região, “com potencial de mudar nossa economia para melhor. Entre mais de cinco mil municípios no país, fomos escolhidos por ótimas razões: mão de obra abundante e de qualidade, atestada pela presença de várias faculdades na cidade; a telefônica Sercomtel, a única municipal no Brasil, que garantirá rapidez nas respostas necessárias para uma empresa de soluções tecnológicas; a mobilização do poder público para que o Arranjo Produtivo Local de TI e Comunicações cresça cada vez mais; a presença de empresários e investidores locais, antenados com as principais tendências do mercado, que mantém o ecossistema de TI forte”, enfatizou.

Marcado , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.