Paraná é finalista no prêmio de Excelência em Competitividade com case de Business Intelligence

O Projeto gerou um aumento na arrecadação de impostos, sem aumentar a carga tributária. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de setembro em São Paulo

Para desmistificar a máxima de que serviços públicos não funcionam e incentivar as boas práticas, todos os anos, o Centro de Liderança Pública (CLP) premia os melhores projetos de gestão pública que impactam positivamente a sociedade. Este ano, o projeto de análise de dados do fisco estadual do Paraná está entre os finalistas do Prêmio de Excelência em Competitividade por utilizar a tecnologia para aumentar arrecadação do Estado sem gerar novos tributos.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta elaborada pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligente Unit, que busca pautar a atuação de secretários e governadores brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados. A partir da análise do conjunto de 10 pilares e 66 indicadores, o Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual para que a população possa avaliar o seu estado, estimular os líderes públicos a buscarem inovações e melhorias. A premiação visa reconhecer os estados que se destacaram na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, e busca valorizar políticas de alto impacto que influem diretamente nos indicadores que compõem o Ranking.

O Programa De Tecnologia Avançada De Análise De Dados No Fisco Estadual Paranaense implementou ferramentas de B.I – Business Intelligence – para identificar e evitar fraudes na arrecadação de impostos O Estado integrou aos seus sistemas softwares de analise, armazenamento e cruzamento de dados para aumentar capacidade e eficiência no controle e fiscalização de tributos.

Por meio do novo sistema, a arredação de ICMS passou de 8% para 10,8%, caracterizando um crescimento de 34%, o que rendeu aos cofres públicos mais 150 milhões de reais. O uso da tecnologia também trouxe maior transparência e integração dos dados uma vez que todos os auditores têm acesso a todas as informações. Além do Paraná estão na disputa projetos do Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ao todo foram inscritos 90 projetos de todo o Brasil para o Prêmio Excelência em Competitividade dos quais seis foram selecionados por um grupo de especialistas parceiros do CLP. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de setembro, em um evento na B3, em São Paulo, junto com a apresentação dos resultados do Ranking de Competitividade dos Estados.

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.