Treetech e DB1 anunciam software para gestão de ativos para concessionárias de energia elétrica

Produtividade é a palavra-chave em qualquer operação que busca eficiência. Para as concessionárias de energia não é diferente e a otimização do trabalho das equipes de campo é fator crítico para a obtenção de melhores indicadores e reduções consideráveis no custo e no tempo de deslocamento, e uma melhora sensível na eficiência operacional e disponibilidade do sistema, graças ao aumento da inteligência no processo.

Há mais de 25 anos a Treetech é pioneira no desenvolvimento de Sensores Inteligentes e softwares de Monitoração On-line de ativos de GTD e, por esse motivo, é uma grande especialista no segmento de energia elétrica. Em parceria com a DB1 Global Software, a Treetech desenvolveu a plataforma de TI Sigma EAM (Entreprise Asset Management), que realiza a gestão avançada de ativos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

A plataforma Sigma EAM é composta por versões mobile e web e é considerada o estado da arte para a automatização de processos de manutenção e gestão de ativos com grande foco na oferta para grandes concessionárias de energia elétrica. Ainda incorpora – de forma nativa – as filosofias de Smart Grid e IoT, integrando naturalmente os sensores e sistemas às rotinas da manutenção e consolidando o processo de migração da manutenção preventiva para a preditiva, baseada no real estado dos ativos.

A EAM possibilita uma gestão otimizada dos ativos e dos recursos de manutenção, proporcionando importante redução dos gastos operacionais e maximização dos resultados empresariais ao permitir que os ativos sejam efetivamente integrados aos diversos níveis decisórios da empresa.

O projeto de desenvolvimento de software EAM começou em 2012 e contou com a participação de uma equipe de 15 profissionais da DB1, que já lançaram 100 mil horas programação e 319.434 linhas de código. Em 2016 o sistema foi implantado na primeira concessionária de energia elétrica que possui aproximadamente 3.500 km de linhas de transmissão e 6.000 torres.

Para Soad Misleh Giroto, analista de sistemas da Treetech e uma das responsáveis pelo EAM, um dos principais benefícios da parceria com a DB1 Global Software é a proximidade nas relações. “Desde o começo estivemos próximos dos desenvolvedores e da gestão da empresa e todos possuem excelente capacitação técnica. Hoje posso dizer que tenho o time de desenvolvimento como uma parte da família Treetech”.

Para David Santos, diretor da unidade de IT Services da DB1, as equipes da Treetech e da DB1 trabalharam muito unidas na busca de soluções dos problemas. “Foram alguns anos de trabalho e muita parceria, pois queríamos mostrar o valor da fábrica de software da DB1 e em uma entrega de qualidade para conseguir escalonar novos projetos junto à Treetech”, comenta David.

Marcado , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.