Fundação Cargill Brasil abre inscrições para Edital 2019 com foco em Alimentação no Paraná

Organizações, fundações, associações ou sociedades não governamentais e sem fins lucrativos que tenham projetos na área da alimentação já podem se inscrever no Edital 2019 da Fundação Cargill.

A instituição, que tem como foco a promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor, recebe a partir de hoje, dia 16 de abril, iniciativas que serão executadas no próximo ano. As inscrições para o edital Fundação Cargill 2019 são gratuitas e acontecem até às 18h de 28 de maio 2018 (horário de Brasília), exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário online disponível em www.alimentacaoemfoco.org.br. O regulamento também pode ser acessado no mesmo no site.

Segundo Yuri Feres, presidente da Fundação Cargill, o Edital 2019 visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos realizados por organizações da sociedade civil e ou pessoas jurídicas com negócios de impacto social que estejam num raio de até 150 quilômetros do entorno das unidades e escritórios da Cargill. “Buscamos iniciativas inovadoras no combate ao desperdício de alimentos, que estejam ligadas à inovação tecnológica e que fortaleçam o empreendedorismo na cadeia da alimentação”, explica.

Neste edital, serão aceitos projetos que atuem na região de Barreiras (BA), Ilhéus (BA), Itumbiara (GO), Rio Verde (GO), Goiânia (GO), Balsas (MA), Uberlândia (MG), Três Lagoas (MS), Primavera do Leste (MT), Sinop (MT), Santarém (PA), Maringá (PR), Castro (PR), Ponta Grossa (PR), Toledo (PR), Paranaguá (PR), Porto Velho (RO), Chapecó (SC), Porto Ferreira (SP), Itapira (SP), Campinas (SP), Mairinque (SP) e São Paulo (SP).

Até dezembro de 2018, serão selecionados os projetos que receberão de R$ 50 mil à R$ 200 mil. As propostas serão avaliadas quanto ao alinhamento e coerência com a própria organização e a missão da Fundação Cargill; à consistência do planejamento e gestão; ao impacto e à relevância frente ao contexto local em que se pretende atuar; ao potencial de escala e a consequente transformação social; e aos fatores que assegurem a continuidade da iniciativa.

“Analisaremos as possibilidades da proposta ser replicada em maior escala, contribuindo ainda mais para o aumento do impacto positivo. Os projetos devem envolver uma produção e consumo sustentável, de forma a garantir a segurança alimentar para as futuras gerações”, ressalta Feres.

Os projetos selecionados, assim como os nomes de suas organizações de origem, serão divulgados no site Alimentação em Foco até 31 de dezembro 2018.

A Fundação Cargill no Paraná

No Paraná, o projeto Super Vitaminados, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Talentos de Curitiba (PR), é uma das seis iniciativas que recebem apoio financeiro e de gestão da Fundação Cargill em 2017. Selecionado via edital, a iniciativa visa criar uma coleção de livros e músicas para crianças na faixa etária de 3 a 9 anos com o objetivo de incentivá-los a ingerirem alimentos naturais e contribuir com a educação alimentar.

A Fundação Cargill já beneficiou 4.583 pessoas no estado do Paraná por meio de oficinas aplicadas por 162 voluntários, que são funcionários da unidade Cargill em Castro, Paranaguá, Ponta Grossa e Toledo. Com jogos interativos, os voluntários inserem crianças e adultos no conceito dos grupos alimentares, segundo as funções dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores). O conceito incentiva, de forma simples, a escolha dos alimentos na hora da montagem do prato, para que as pessoas sejam capazes de consumir uma refeição saudável e equilibrada. Os familiares e cuidadores das crianças também aprendem sobre como ter acesso ao seu próprio alimento de uma maneira simples e de baixo custo por meio de uma horta doméstica e como preparar receitas nutritivas e ao mesmo tempo saborosas, aproveitando os alimentos de maneira integral e evitando o desperdício, a um custo acessível para a maioria das famílias.

Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.