Instituto Reclame Aqui e PUCPR monitoram e expõem políticos com pendências na Justiça em todo o país

O Instituto Reclame Aqui, em parceria com a PUCPR, lança um ambicioso projeto contra a corrupção – e em prol do voto consciente – com o potencial de mudar o Brasil: o Vigie Aqui, que pretende ser a principal ferramenta de consulta pública para as eleições de 2018, destacando o nome de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos com pendências na Justiça na navegação diária de todos os brasileiros.

Já que uma das armas mais eficientes para o voto consciente é a informação, o Vigie Aqui consolida dados oficiais e públicos sobre o histórico judicial de políticos que estão pulverizados em diversas instâncias, Tribunais Federais e Estaduais, como STJ, STF, TJs, TRFs e TSE, facilitando o acesso da população e dando luz, cor e visibilidade para crimes como os de corrupção e improbidade administrativa.

A ferramenta consolidará em sua totalidade informações sobre presidentes e vice-presidentes vivos, além de Ministros de Estado e políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos dos Poderes Executivo e Legislativo nos últimos 10 anos.

Com uma base de dados atualizada permanentemente fake cartier bracelet e um plug-in que, ao ser instalado, funciona em todos os sites, redes sociais e buscadores, o navegador de internet de cada cidadão passa a revelar políticos condenados, processados ou investigados. Seus nomes ficam destacados em roxo e seus históricos judiciais são expostos com a simples aproximação do mouse.

Foco nas Eleições 2018

Apenas 24% dos brasileiros confiam no governo como instituição e o maior medo dos cidadãos, hoje, é a corrupção. É o que diz a 17ª edição do estudo global Edelman Trust Barometer 2017.
Diante deste cenário e a dezesseis meses das Eleições 2018, o Vigie Aqui chega para ser um importante aliado no acompanhamento do histórico de políticos e na pesquisa sobre potenciais candidatos, já que muitos políticos em exercício – ou que já deixaram seus cargos eletivos – serão candidatos nas próximas eleições.

Hoje a ferramenta monitora o alto escalão legislativo federal, com uma base de dados de 594 políticos: todos os senadores e deputados federais. A partir de 14 de abril a ferramenta passa a monitorar e expor presidente, ex-presidentes, vice-presidentes e governadores. A partir de 21 de abril, também serão monitorados detentores de cargos com status de Ministro de Estado.

As próximas atualizações, que ocorrerão periodicamente até 2018, cobrirão 100% dos cargos em disputa nas Eleições de 2018. Ou seja, as esferas federal e estadual dos poderes legislativo e executivo brasileiro, totalizando 1.708 políticos, além de ex-senadores e ex-deputados; ex-governadores e ex-vice-governadores; e ex-Ministros de Estado dos últimos 10 anos.

Academia e Sociedade Civil como parceiras

A PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná assinou no último dia 3 de abril uma parceria inédita para engajar alunos na busca de informações oficiais e na atualização da plataforma do Vigie Aqui. Cerca de 250 alunos participaram da palestra de apresentação dessa atividade voluntária que dará créditos aos alunos inscritos.

A universidade passa a ser o principal parceiro na busca das informações disponíveis sobre dados políticos e na atualização da plataforma do Vigie Aqui, contribuindo para a gestão e escala da plataforma. A parceria com a PUCPR acelera e potencializa o projeto, ajudando a cumprir replica cartier love bracelet a meta de cobertura e atualização de 100% dos 70.430 cargos políticos eletivos do país até as eleições de 2020, além de Ministros de Estado e políticos que ocuparam cargos eletivos nos últimos 10 anos.

“O projeto contribui não só para a formação acadêmica, mas também para a prática da cidadania. A conscientização política é um passo muito importante para que estes jovens realmente se enxerguem como cidadãos e entendam o impacto de suas escolhas sociais”, explica Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR.

Principal fonte de informação para apoiar decisões de compra dos consumidores, o Reclame Aqui amplia sua atuação com o Vigie Aqui e pretende ser a principal fonte de informação para apoiar a população a exercer também a cidadania.

“Nos unimos com um interesse em comum: ajudar a população a votar de forma consciente e apoiar o combate à corrupção no Brasil. O projeto foi motivado por um sentimento de indignação, somado à necessidade hermes replica jewelry de oferecer informação e transparência para o brasileiro. Nós vivemos um momento em que, além de ir para as ruas, o brasileiro precisa ter ciência de suas escolhas políticas no momento da eleição”, afirma Maurício Vargas, fundador do Instituto Reclame Aqui e idealizador do projeto.

Serviço:

Para baixar o plug-in acesse o site www.vigieaqui.com.br pelo navegador Chrome e clique na chamada em destaque para instalação da ferramenta. Com apenas um clique você entra na página para adicionar a extensão e, ao clicar em um botão verde, na parte de cima e à direita da tela, completa a instalação. Em segundos, o ícone VA (Vigie AQUI) fará parte do cabeçalho do seu navegador Chrome do computador. Certifique-se que o idioma do seu navegador esteja configurado para o português.

Marcado , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.