Ministro Kassab participa de encontro com empresários na ACP

Foto: ACP

O ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, esteve nessa sexta-feira (10) na Associação Comercial do Paraná em evento promovido em conjunto pelo Conselho Político e Instituto ACP para Inovação da entidade representativa de importante parcela do setor produtivo.

O principal objetivo da visita do ministro foi apresentar a justificativa da fusão das atividades de ciência e tecnologia com as comunicações num só ministério, além do acréscimo das inovações.

O ministro foi saudado pelo presidente Antonio Miguel Espolador Neto, vice-presidente Sinval Lobato Machado, coordenador do Conselho Político e Eduardo Aichinger, coordenador do Instituto ACP para Inovação, na presença de grande número de dirigentes da entidade, ex-presidentes, autoridades e políticos.

O presidente da ACP, antes da fala do ministro Gilberto Kassab, expressou o contentamento da instituição pela presença do auxiliar direto do presidente Michel Temer, ressaltando a longa experiência de Kassab na vida pública e empresarial.

Em 2008, lembrou Espolador, Kassab foi eleito prefeito de São Paulo, “a maior cidade da América do Sul e uma das maiores do mundo”, citando ainda seu conhecimento do valor do associativismo por ter participado dos quadros dirigentes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

“Sempre resoluta na defesa dos interesses da livre iniciativa”, sublinhou Espolador, “a ACP jamais se omitiu da responsabilidade de apontar os equívocos cometidos pelo governo anterior”, reafirmando que a entidade “nunca deixou de advertir que se providências urgentes não fossem tomadas, a crise desenfreada poderia assumir as ruinosas proporções que infelicitam a nação”.

Lembrou também o encontro de lideranças empresariais da maioria dos Estados com o presidente Michel Temer na última quarta-feira (8), em Brasília, do qual fez parte com dirigente do G 7 paranaense. Na oportunidade, as lideranças do setor produtivo preconizaram ao presidente Temer “medidas que podem ser tomadas pelo governo no plano imediato, tais como a não criação de novos impostos, redução da carga tributária, investimentos na infraestrutura, abertura de linhas de crédito para novos empreendimentos e a adoção de uma clara política de incentivo às exportações”, disse.

Esse conjunto de medidas, segundo o presidente da ACP, é vital para a retomada do crescimento da economia e sustentabilidade das empresas, que “dessa forma poderão dar uma valiosa contribuição, especialmente na abertura de novos empregos que a população brasileira tanto espera”.

Kassab disse nesta fase inicial sua rotina será percorrer o Brasil para demonstrar a importância do capital privado e público voltados aos investimentos em inovação, pesquisa e também comunicações. Especificamente com relação à reunião na ACP, “objetivamos incentivar parcerias e apresentar projetos da pasta para 2016 e para os próximos dois anos. Priorizaremos parcerias com capital privado nacional e internacional, além de firmar convênios com objetivo de angariar mais conhecimento para o Brasil no sentido de investir em capital humano. Neste sentido haverá grande esforço para que brasileiros que foram estudaram fora tragam seu know-how ao país de origem”, disse.

Como exemplo, Kassab citou a parceria que está sendo firmada entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Pasteur, um convênio que visa beneficiar o país a partir de uma sede montada nas dependências da universidade da capital paulista.

“Buscamos modelos de convênios que criem independência e autonomia, como é o caso de Florianópolis, em que a parceria com a indústria farmacêutica possa possibilitar a produção de importantes itens do complexo farmacêutico, que hoje em sua grande maioria são produzidos fora e provocam abalo na nossa economia”, destacou.

Fonte: Associação Comercial do Paraná

Marcado , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.