Senai Paraná é ouro na WorldSkills

Edvin Garcia, técnico em Eletrônica, e Francine Bucco, técnica em Meio Ambiente, são ouro na WorldSkills, maior evento de educação profissional do mundo. A dupla do Senai Paraná representou o Brasil na apresentação da Aquatronics, nova modalidade da indústria, que une os conhecimentos técnicos da área de meio ambiente com a de automação industrial. A competição reuniu 1200 jovens competidores de mais de 60 países que disputaram a medalha de ouro em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços.

Para Francine, a conquista do primeiro lugar é uma realização profissional e pessoal. “É uma grande emoção vencer uma competição internacional, principalmente numa modalidade que está acontecendo pela primeira vez”, diz. “Foi uma semana muito intensa, de muito trabalho, e todo o apoio que recebemos foi fundamental para chegarmos até aqui”, completa Garcia.

A nova modalidade tem como objetivo contribuir num campo que apresenta grandes desafios em todo o mundo: o fornecimento de uma fonte de água estável e sustentável. Durante as provas, a dupla realizou simulações e resolveu problemas operacionais de sistemas de tratamento de efluentes.

O Ouro foi concedido à dupla pela Festo, indústria alemã que é referência em inovação e tecnologia e foi a criadora da nova modalidade. Os brasileiros disputaram o primeiro lugar com competidores da Colômbia, Equador, África do Sul e Irã. Na próxima WorldSkills, que acontece em AbuDhabi, nos Emirados Árabes, em 2017, a modalidade passará à categoria de “demonstração”, para então, em 2019, ser incluída no hall de ocupações do evento, indo somar-se às 50 já existentes.

Segundo o docente do Senai Rodrigo Zawadzki, expert brasileiro da ocupação, a vitória é um reconhecimento do árduo treinamento dos competidores. “Realizamos um trabalho multidisciplinar intenso, que integrou os competidores com profissionais de diversas áreas do Senai: automação, tratamento de água, química, manutenção, entre outras. Essa medalha é o resultado desse processo”, destaca.

WorldSkills – Essa é a primeira vez que a WorldSkills ocorre em um país da América Latina. Nos últimos anos, a competição bienal já passou por Shizuoka, no Japão (2007), Calgary, no Canadá (2009), Londres, na Inglaterra (2011), e Leipzig, na Alemanha (2013). Nesta edição, o evento ocupou 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções. Esta é a primeira vez na história que são utilizadas simultaneamente as três áreas do complexo. O resultado final da competição será anunciado neste domingo (16), durante a cerimônia de encerramento, no ginásio do Ibirapuera.

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.