Campos Gerais: prefeituras tratam de modernização da gestão pública

Gestores públicos dos Campos Gerais estarão reunidos, nesta quinta-feira (19), no Cine Teatro Ópera de Ponta Grossa, para tratar do fomento às cidades digitais, que privilegiam o investimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para modernização da gestão e aprimoramento dos serviços públicos. Representantes de 19 municípios, de três estados, estão inscritos até o momento para o evento que é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Ponta Grossa. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será uma das instituições presentes no Fórum e apresentará as linhas de financiamento possíveis para investimento na área. A viabilização financeira dos projetos é, de acordo o diretor da RCD, José Marinho, uma das principais dificuldades dos municípios. “É preciso também incluir no planejamento a manutenção das iniciativas para que estas tenham sustentabilidade”, frisou Marinho.

Levantamento da RCD mostra que quase 30% dos municípios dos Campos Gerais são Cidades Digitais. Entre eles, as iniciativas de Ortigueira, Piraí do Sul, Tibagi e Telêmaco Borba serão apresentadas no evento desta quinta-feira. “O objetivo é proporcionar a troca de experiências entre os gestores e apresentar soluções de mercado”, acrescenta Marinho.

O prefeito de Piraí do Sul, Valentim Zanello Milléo, o Tim, destacou os ganhos da cidade digital e o momento oportuno para o debate em torno do tema na região. O município investe desde 2010 na área com a distribuição do sinal gratuito de internet para a população e neste ano terá novos investimentos com a instalação de uma rede de fibra óptica que permitirá a interligação dos prédios públicos e modernização da máquina pública, incluindo programas de gestão para as secretarias e serviços e-gov. para a população. Piraí é uma das três localidades da região contempladas com o programa federal de Cidades Digitai – as outras são Reserva e Jaguariaíva. “Hoje a tecnologia manda no mundo e 100% dos municípios deveriam ter. Aqueles que não tiverem irão parar. Com esse impulso será muito importante, principalmente para os estudantes. Já saímos na frente”, avaliou.

Jaguariaíva, de aproximadamente 34 mil habitantes, será em breve mais uma localidade dos Campos Gerais conectada. O município, contemplado com o programa de Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, aguarda o início de implantação do projeto. Segundo o prefeito, José Slobodá, serão 25 km de fibra óptica interligando os 46 prédios públicos. “Com programas de gestão e integração total dos sistemas o serviço público vai ganhar muita eficiência, dando um salto de qualidade na administração e, principalmente, no atendimento à população”, disse o prefeito.

O I Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais conta com o patrocínio máster da Exati Tecnologia e OptiTel; patrocínio ouro da Pellissari Soluções; e apoio institucional do Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR), Assespro-PR, Núcleo Setorial de Tecnologia de Informação (NSTI) e APL de Tecnologia da Informação e Comunicação de Ponta Grossa e Região.

Fonte: Rede Cidade Digital

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.