Curitiba lança Guia do Torcedor para orientar visitantes

Os turistas que passarão por Curitiba durante a Copa do Mundo poderão se orientar pelo Guia do Torcedor, publicação que a Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal de Comunicação Social estão lançando esta semana. Ilustrado, com 76 páginas e escrito nos idiomas português, espanhol e inglês, o guia traz informações úteis para turistas e também para orientação dos curitibanos durante a Copa.

De informações básicas sobre a cidade, passando por dicas culturais, obras, a Arena da Baixada, o sistema de transporte público e a Fan Fest, tudo está no guia. Compacto, ele pode ser carregado no bolso.

A primeira parte inclui informações sobre a geografia e localização de Curitiba, a origem do nome da cidade e dicas de iguarias bem curitibanas, como o pinhão e o quentão, pedidas obrigatórias para qualquer turista. O guia segue com informações sobre o transporte coletivo, destacando a presença das canaletas exclusivas para os ônibus, os terminais que fazem a integração dos passageiros e os investimentos em ciclovias.

Os parques da cidade e a coleta seletiva, que tornou Curitiba mundialmente famosa, também são destaque no manual dos torcedores. “Você poderia ser curitibano”. Essa frase, que abre a página 8 do guia, destaca a formação multicultural da capital do Paraná, cidade povoada por pessoas vindas de várias partes do mundo, como Alemanha, Polônia, Ucrânia, Espanha, Portugal e Japão.

Dentre as dicas de locais para visitar estão os indispensáveis Largo da Ordem, Mercado Municipal e a Rua das Flores. Para compras, as inúmeras feiras de rua, com artesanato local. E, para comer bem, os restaurantes de Santa Felicidade e da Rua Mateus Leme e os bares e botecos das ruas Chile e Itupava e da Avenida do Batel.

Um mapa da cidade, com 29 locais interessantes para se conhecer, facilita a vida do visitante. A Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, os parques, as praças, a Rua 24 Horas. Tudo está lá. E não é só de Curitiba que o guia é feito. Vila Velha, Castrolanda, Lapa, Colônia Witmarsum e o passeio de trem até Morretes, passando pela Serra do Mar, estão entre as dicas para os turistas.

Copa do Mundo

Além das informações sobre Curitiba, o guia traz, a partir da página 17, tudo sobre a Copa do Mundo na cidade. Horários dos jogos, retirada de ingressos, detalhes sobre a reforma da Arena da Baixada e explicações sobre como chegar de maneira rápida ao estádio que vai receber as partidas usando o transporte coletivo.

A Fan Fest, que vai ocupar um dos locais preferidos do curitibano, a Pedreira Paulo Leminski, também é destaque no guia. Curitiba terá 70 atrações locais se apresentando durante a Copa do Mundo, o que representa o maior número de artistas da cidade dentre as 12 sedes. Além disso, serão quatro shows nacionais, com Erasmo Carlos, Dudu Nobre, Jota Quest e Raça Negra.

Uma lista com pontos de informações turísticas, centrais de táxis e números de emergência completa o guia, que ainda tem uma seção prática chamada “Como se diz em Português?”, com frases curtas e úteis traduzidas, para facilitar a vida dos turistas. Para terminar, o guia ainda traz a programação cultural da cidade durante o período da Copa do Mundo. Afinal, entre um jogo e outro, porque não aproveitar para curtir uma peça de teatro e alguns shows?

O guia estará em alguns dos principais pontos de passagem de torcedores, como Aeroporto Afonso Pena, Fan Fest e Fan Zone.

Para acessar o guia na versão online clique aqui

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.