Museu Paranaense tem novo software de gestão de acervos

O Museu Paranaense já está com parte do seu acervo catalogado e disponível para consulta na plataforma tecnológica Pergamum Museus. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), o software permite que os acervos sejam organizados e disponibilizados para o público, que tem acesso a imagens, especificações técnicas e outras informações.

No caso do Museu Paranaense já estão disponíveis para consulta cerca de 18 mil exemplares, entre o acervo museológico e da biblioteca. “O objetivo é que até o fim de 2014 tenhamos 90% do acervo catalogado e disponível para consulta”, explica Renato Carneiro, diretor do Museu.

A implantação do software traz outros benefícios. “O Pergamum Museus é uma ferramenta importante que possibilita uma série de melhorias aos espaços, além do acesso à informação. No Museu Paranaense, por exemplo, todo o acervo está sendo inventariado e organizado de acordo com padrões internacionais de conservação preventiva”, conta a gestora museológica Karina Muniz Viana.

Para acessar as informações é necessário entrar no Portal de Informações da Cultura (www.sic.cultura.pr.gov.br) e clicar na aba “Museus”.

O PROJETO – O Pergamum é um software criado há mais de 15 anos. O sistema possui as principais funções de atendimento de uma biblioteca, facilita a gestão dos centros de informação e é usado por diversas instituições nacionais e internacionais. Em uma parceira entre o governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, há dois anos vem sendo desenvolvido o software para a gestão dos acervos museológicos. Alguns espaços já contam com o software, que ainda está em desenvolvimento.

O Paraná é o primeiro Estado a ter esse sistema implantado. “A ideia é fazer com que os museus tenham um software que possibilite gerenciar seus acervos. O Paraná será modelo para o país”, afirma o coordenador do Sistema Pergamum, Marcos Rogério de Souza.

Fonte: Governo do Paraná

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.